Por Luiz Fernando de Araújo Bueno, Administrador de Empresas, Professor da FGV, Diretor Titular do Departamento de Sustentabilidade do CIESP – Diretoria Regional de Campinas, Diretor Adjunto do Núcleo de Responsabilidade Social do CIESP Estadual – NRS, membro do Comitê de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de SP = CORES, articulista, consultor e palestrante.
- Toda empresa tem o seu papel social?
- Que empresa você trabalha?
- De que empresa você compra?
- Que empresa você contrata?
- Qual a razão social dessas empresas?
- Vamos ver?
CAMPO SOCIAL – PÚBLICO INTERNO
- Agregar valor ao trabalho desenvolvido pelo indivíduo;
- Valorizar o ser humano / sua dignidade / o Capital Humano;
- Ter uma gestão justa, transparência nas relações e decisões, igualdade de oportunidades;
- Primar por uma boa comunicação;
- Ter coerência nas atitudes;
- Ter uma política de salários e benefícios condizentes com as atividades realizadas pelos colaboradores;
- Ter um bom relacionamento com os sindicatos;
- Ter a preocupação com a saúde e segurança no trabalho;
- Primar por uma boa gestão do conhecimento e capacitação;
- Possuir políticas de recompensa e reconhecimento;
- Ter um ambiente Ético;
- Valorizar a Diversidade – Programa de Oportunidades;
- Preocupar-se com a qualidade de vida de seus colaboradores;
- Preocupar-se com o Clima organizacional;
- Incentivar o voluntariado;
- Preocupar-se com o desenvolvimento e a retenção de talentos;
- Utilizar-se da ferramenta “Marketing Social” apenas para tornar pública ações efetivamente realizadas pela empresa;
- Coibir o trabalho infantil/forçado e as práticas disciplinares indesejáveis;
- Respeitar a carga e horário de trabalho;
- Fomentar e contribuir para melhoria educacional e cultural de seus colaboradores;
- Desenvolver um programa de educação e consciência ambiental e fomentar sua disseminação pelos colaboradores;
- Apoiar e fomentar iniciativas sócio ambientais de seus colaboradores;
- Adotar e disseminar uma política de consumo consciente.
CAMPO SOCIAL – PÚBLICO EXTERNO
- Ter um bom relacionamento com as comunidades do entorno, procurando entender suas necessidades, alinhando essas necessidades ao planejamento estratégico da empresa, via ações sociais/ investimento social privado -“Envolvimento Sustentável”;
- Apoiar/financiar projetos sociais que possam efetivamente gerar alguma transformação na sociedade onde irão atuar, que promovam educação, novos conhecimentos e condições que sejam permanentes e não pontuais;
- Monitorar essas ações via indicadores de performance;
- Praticar o assistencialismo e a filantropia quando as causas forem nobres e pontuais;
- Cobrar/ fomentar reciprocidade de seus fornecedores;
- Exigir coerência ética de toda cadeia de fornecedores;
- Dar e cobrar contrapartida dos poderes públicos;
- Criar e possibilitar aos consumidores de seus produtos/serviços alternativos coerentes com as demandas atuais. Exemplo: logística reversa.
CAMPO AMBIENTAL
- Valorizar o meio ambiente – Preocupação constante com os impactos (negativos e positivos) causados pela empresa na realização de seus negócios.(Mitigando os negativos e valorizando os positivos);
- Reciclar e incentivar a reciclagem com todos os públicos com quais tem relacionamento;
- Desenvolver uma estratégia de longo prazo e disseminá-la interna e externamente;
- Cumprir e fazer cumprir a legislação ambiental;
- Estabelecer um programa interno de uso racional de recursos hídricos e de fontes alternativas;
- Estimular um programa educacional de eficiência energética para colaboradores/ multiplicadores;
- Preocupar-se com o Tratamento de efluentes e reuso de água na indústria.
CAMPO ECONÔMICO
- Gerar riquezas;
- Gerar empregos;
- Remunerar seus acionistas;
- Gerar renda – Salários;
- Buscar constantemente a qualidade de seus produtos e serviços;
- Atender uma Agenda Nacional de Desenvolvimento e
- Valorizar e dar preferência ao produto/serviço nacional.