Por Pedro Carvalhal e Victor Gripp

Ao longo da última década o termo “sustentável” ganhou relevância em diferentes âmbitos, por exemplo: descarte de objetos, produção de alimentos e, principalmente, construção civil.

Diversos métodos de otimização de construção foram aplicados para tentar minimizar os prejuízos causados pelas obras, mas a construção convencional, isto é, em alvenaria, ainda é responsável por uma enorme parte dos danos ambientais.

Com tal fato em mente e a formação em engenharia civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia, Daniel Peixoto, Pedro Carvalhal e Victor Gripp partiram em busca de uma solução sustentável e, sobretudo, inovadora. Foi justamente para o Trabalho de Conclusão de Curso do trio que o conceito de casa-contêiner aflorou. Baseados em suas experiências profissionais anteriores e muito estudo sobre essa nova possibilidade construtiva que vem ganhando força nos últimos tempos, os três sócios fundaram a Bangalou, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de casas modulares a partir de contêineres. Cada módulo é chamado, assim como a companhia, de bangalou. A instituição baseia-se em três pilares: sustentabilidade, praticidade e inovação. 

Sustentabilidade

A principal – e original – função dos contêineres é realizar o transporte (marítimo, viário, etc.) de cargas. Entretanto, existe um limite de anos para sua utilização nesta função. Ao fim deste período, são descartados e encontrados (em desuso) aos montes em diversos portos. Nesta etapa da vida, essas grandes caixas metálicas ainda podem ser muito bem reaproveitadas para o desenvolvimento de residências. 

Ao optar pela construção em contêiner, sua estrutura já está pronta. Esse simples fato já é responsável por uma considerável redução do consumo de água e da geração de resíduos prejudiciais ao meio ambiente. Ademais, é possível realizar um planejamento muito mais minucioso dos gastos (financeiros ou de matéria-prima) por já sabermos exatamente qual o tamanho da obra. Partir de um cenário delimitado facilita – e muito – o trabalho futuro, não é mesmo?

Praticidade

Uma vez que o espaço a ser reformado esteja determinado, inicia-se o projeto arquitetônico e calcula-se de materiais necessários e o orçamento final. Toda essa facilidade e agilidade tem como ponto de partida a opção pelo desenvolvimento modular.

Uma das primeiras características dos contêineres citadas neste texto foi determinante para que a Bangalou optasse pela construção nesses moldes: a possibilidade de serem transportados. É aqui que surge seu produto. Os bangalous foram idealizados para serem transportados. Isso mesmo: são ambientes transportáveis!

Aliando essa característica com a tranquilidade do cliente, a Bangalou executa suas obras em galpões e, assim que a construção da casa esteja finalizada, elas viajam até o terreno do cliente. Pensando na otimização do tempo, a empresa desenvolveu métodos que permitem a instalação dos bangalous em seu local de uso em até 1 dia.

Inovação

É sabido, então, que uma vez finalizado, o bangalou será transportado e instalado em seu local de uso. 

Agora imagine o seguinte cenário: sua família – ou um grupo de amigos – quer passar uma temporada na praia, por exemplo, ou em alguma cidade do interior do estado – fica a seu critério escolher o que mais lhe agrada! A casa onde vocês se hospedarão, no entanto, não comporta todos os convidados. Ou algumas pessoas deixarão de viajar, ou dormirão dentro do carro ou… bom, temos alguns cenários para solucionar esse caso. Agora eu lhe pergunto: e se você tivesse um bangalou? Sob as condições básicas, é possível transportá-lo (sem grande complexidade) do seu terreno para o da casa onde você e seu grupo se hospedarão! Desse jeito todos poderão aproveitar a viagem.

Porquê um bangalou

Um bangalou é a junção dos três pilares descritos acima. Simultaneamente, eles contemplam a construção sustentável, evita dores de cabeças com obras em seu terreno e pode ser aproveitado em diferentes cidades, com diferentes cenários e paisagens. Já imaginou ter o conforto da sua própria casa em diversos locais?

É valido destacar que a construção em contêineres é mais rápida – são 90 dias de prazo até a entrega ao cliente – e pode atingir um custo até 30% menor se comparado às obras de alvenaria convencional. É vantagem que não acaba!

Se surgir alguma dúvida, entre em contato pelos endereços abaixo que a Bangalou terá o prazer de ajudá-lo!

VIAJOU? BANGALOU!


Whatsapp (011) 99943-6813

Instagram: @bangalouoficial

Email: contato@bangalou.com.br

Posts Similares