Por Luiz Fernando de Araújo Bueno, Administrador de Empresas, Professor da FGV, Diretor Titular do Departamento de Sustentabilidade do CIESP – Diretoria Regional de Campinas, Diretor Adjunto do Núcleo de Responsabilidade Social do CIESP Estadual – NRS, membro do Comitê de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de SP = CORES, articulista, consultor e palestrante.

  • Toda empresa tem o seu papel social?
  • Que empresa você trabalha?
  • De que empresa você compra?
  • Que empresa você contrata?
  • Qual a razão social dessas empresas?
  • Vamos ver?

CAMPO SOCIAL – PÚBLICO INTERNO

  • Agregar valor ao trabalho desenvolvido pelo indivíduo;
  • Valorizar o ser humano / sua dignidade / o Capital Humano;
  • Ter uma gestão justa, transparência nas relações e decisões, igualdade de oportunidades;
  • Primar por uma boa comunicação;
  • Ter coerência nas atitudes;
  • Ter uma política de salários e benefícios condizentes com as atividades realizadas pelos colaboradores;
  • Ter um bom relacionamento com os sindicatos;
  • Ter a preocupação com a saúde e segurança no trabalho;
  • Primar por uma boa gestão do conhecimento e capacitação;
  • Possuir políticas de recompensa e reconhecimento;
  • Ter um ambiente Ético;
  • Valorizar a Diversidade –  Programa de Oportunidades;
  • Preocupar-se com a qualidade de vida de seus colaboradores;
  • Preocupar-se com o Clima organizacional;
  • Incentivar o voluntariado;
  • Preocupar-se com o desenvolvimento e a retenção de talentos;
  • Utilizar-se da ferramenta “Marketing Social” apenas para tornar pública ações efetivamente realizadas pela empresa;
  • Coibir o trabalho infantil/forçado e as práticas disciplinares indesejáveis;
  • Respeitar a carga e horário de trabalho;
  • Fomentar e contribuir para melhoria educacional e cultural de seus colaboradores;
  • Desenvolver um programa de educação e consciência ambiental e fomentar sua disseminação pelos colaboradores;
  • Apoiar e fomentar iniciativas sócio ambientais de seus colaboradores;
  • Adotar e disseminar uma política de consumo consciente.

CAMPO SOCIAL – PÚBLICO EXTERNO

  • Ter um bom relacionamento com as comunidades do entorno, procurando entender suas necessidades, alinhando essas necessidades ao planejamento estratégico da empresa, via ações sociais/ investimento social privado -“Envolvimento Sustentável”;
  • Apoiar/financiar projetos sociais que possam efetivamente gerar alguma transformação na sociedade onde irão atuar, que promovam educação, novos conhecimentos e condições que sejam permanentes e não pontuais;
  • Monitorar essas ações via indicadores de performance;
  • Praticar o assistencialismo e a filantropia quando as causas forem nobres e pontuais;
  • Cobrar/ fomentar reciprocidade de seus fornecedores;
  • Exigir coerência ética de toda cadeia de fornecedores;
  • Dar e cobrar contrapartida dos poderes públicos;
  • Criar e possibilitar aos consumidores de seus produtos/serviços alternativos coerentes com as demandas atuais. Exemplo: logística reversa.

CAMPO AMBIENTAL

  • Valorizar o meio ambiente – Preocupação constante com os impactos (negativos e positivos) causados pela empresa na realização de seus negócios.(Mitigando os negativos e valorizando os positivos);
  • Reciclar e incentivar a reciclagem com todos os públicos com quais tem relacionamento;
  • Desenvolver uma estratégia de longo prazo e disseminá-la interna e externamente;
  • Cumprir e fazer cumprir a legislação ambiental;
  • Estabelecer um programa interno de uso racional de recursos hídricos e de fontes alternativas;
  • Estimular um programa educacional de eficiência energética para colaboradores/ multiplicadores;
  • Preocupar-se com o Tratamento de efluentes e reuso de água na indústria.

CAMPO ECONÔMICO

  • Gerar riquezas;
  • Gerar empregos;
  • Remunerar seus acionistas;
  • Gerar renda – Salários;
  • Buscar constantemente a qualidade de seus produtos e serviços;
  • Atender uma Agenda Nacional de Desenvolvimento e
  • Valorizar e dar preferência ao produto/serviço nacional.

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