Por: Paula Lanata Cedeño 

O Business Model Canvas é fundamental para saber se o seu negócio faz sentido ou não. Não importa que você tenha dinheiro demais, não importa que você não tenha que apresenta-lo a alguém. Um Business Model Canvas pode até permitir que você antecipe possíveis erros que você poderia ter ao colocar sua ideia para funcionar.

1. Defina o que você faz claramente. Sua categoria de negócios, o que você fará. Se você não consegue defini-lo, é porque tem um problema raiz. Cuidado, não adianta inventar categorias ou ser ambíguo.

2. Conheça o seu nicho de mercado, você deve ser muito claro sobre o que é. Também as palavras-chave para o seu negócio pertencerem a um determinado nicho.

3. Identifique suas vantagens sobre a competência. Seja realista, assim como sugerimos que você não acredite que ninguém seja sua competência, porque eles não fazem exatamente como você. Tente ser o mais transparente possível consigo mesmo.

4. Se o seu consumidor potencial pode comprar de um terceiro, esse terceiro é sua competência. Saiba o que eles oferecem, em que difere de você e quais são seus preços.

5. Defina sua equipe e a estrutura de que você precisa. Analise os perfis de que necessita para iniciar o seu negócio. Não importa se você é freelance ou permanente, pense no perfil de quem deveria trabalhar com você.

6. Descreva em detalhes o produto ou serviço que você vende, sem esquecer qual é o seu valor agregado. Por que você é diferente do resto? Por que eles deveriam comprar de você e não do resto?

7. Especifique qual problema você está resolvendo. As pessoas buscarão pagar por aquele problema que você resolve? Esse ponto é fundamental para saber se seu negócio é lucrativo ou não. 

8. Deixe o caminho claro sobre como você vai gerar vendas. A mídia social não é suficiente. Pense em quais serão seus canais, quais serão suas estratégias, que tipo de conteúdo você vai gerar, quais serão os indicadores que permitem saber se você está no caminho certo.

9. Estabeleça sua projeção financeira para saber quando vai recuperar seu investimento, para onde seu negócio está indo. Isso pode mudar, mas você precisa fazer o exercício.

10. O ponto anterior, sem dúvida, anda de mãos dadas com saber quanto dinheiro você precisa e para que você precisa. Última dica! Revise, analise e verifique novamente seus custos ocultos. Muitos têm um restaurante em mente e esquecem o valor dos guardanapos. Ao revisar os custos, certifique-se de que nenhum esteja faltando e que toda a sua equipe possa contribuir.


Link em espanhol: https://www.revistaawake.com/no-emprendas-desde-instagram-emprende-desde-un-business-model-canvas/

Posts Similares