Por André Tomé – Embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil e Presidente do Santos Lixo Zero.

Passamos por um momento incerto e delicado. Precisamos seguir as orientações para conter a proliferação do Coronavírus, o Covid-19. Vamos aproveitar esse momento e fazer uma interiorização consciente?

O que estamos vivendo é obra do acaso, ou existe uma relação de causa e efeito? Haverá alguma ligação entre o Covid-19 e epidemias anteriores como a febre suína, aviária, ebola, Sars? E quanto à Dengue, Zika, Chicungunha, Malária? Será possível não haver nenhuma relação, mesmo que ocorram no mesmo planeta e numa mesma época, em menos de 30 anos? Se não tivéssemos destruído o habitat de diversas espécies, se tivéssemos saneamento básico adequado, rios e mares limpos e preservados, uma educação que formasse indivíduos livres, autônomos, ao invés de operadores de uma engrenagem que já exterminou metade das espécies, alimentação de qualidade, sem veneno, esses casos teriam o mesmo poder de proliferação?

E as enchentes e inundações? Se não tivéssemos alterado o equilíbrio do planeta e impermeabilizado 90% do solo das cidades, teríamos os mesmos impactos?

Já é provável que essa situação se prolongue por mais 2 ou 3 meses. Lembram da greve dos caminhoneiros? São situações diferentes, mas vamos precisar passar pelo pior e não ter o que comer ou vamos corrigir esse equívoco e retomar o plantio de hortas e árvores frutíferas em nossos quintais, jardins de prédios e praças públicas? Autonomia, disponibilidade de recursos são chaves que levam à sustentabilidade e à qualidade de vida.

A coleta de lixo está mantida, mas até quando? Algumas cidades já suspenderam a coleta seletiva. Você, cidadão, sabe que pagamos milhões de reais por ano com limpeza, coleta, transporte e destino dos resíduos? Isso em pequenas e médias cidades, pois em grandes metrópoles, como São Paulo, são bilhões! Não será um bom momento para, a exemplo de diversas cidades do mundo, rever esse sistema que drena os recursos da cidade? É preciso retomar a eficiência e a harmonia com a natureza, não ir contra ela. Compostagem é a forma mais natural e econômica de lidar com os resíduos orgânicos (cerca de 55% dos nossos resíduos) e ainda nos devolve um adubo rico para nossa horta. Se o assunto é energia, o sol é a fonte inesgotável e de tamanha generosidade que não te cobrará uma fatura mensal. Há um investimento significativo no início, é verdade, mas em 5 anos o valor está pago e daí pra frente são pelo menos 20 anos de lucro, a melhor aplicação financeira (e ambiental) que existe, confira!

No curto prazo, algumas medidas podem nos favorecer, como evitar aglomerações, lavar frequentemente as mãos, redobrar cuidados com a alimentação, atividade física, sono e uma mente positiva podem aumentar a imunidade, o que fará toda diferença quando tivermos contato com o vírus.

Aproveite para ler bons livros, fazer cursos, assistir filmes e ser solidário. Ajude vizinhos, familiares, idosos ou mães com filhos a fazer compras ou qualquer outra coisa que esteja ao seu alcance. Fazer compras no comércio local ajudará pequenos negócios a se manter e sustentar suas famílias. Pensar no próximo e fazer boas ações nos faz humanos, nos sentimos vivos e liberamos substâncias que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Que saiamos desse processo mais éticos, fraternos e conscientes do todo. O planeta pede socorro, nós pedimos socorro! Fizemos um uso irracional dos recursos e causamos um desequilíbrio que não se sustenta mais. Chegou a hora de cair na real: esse sistema de produção, consumo e descarte que só visa lucro a curto prazo, levou ao colapso do planeta e já estamos sofrendo as consequências.

Votos de muita aprendizagem para todos nós! Força na jornada e até breve!


ACESSE A 4ª Edição da Revista FBGA GRATUITAMENTE:

Link de ACESSO: https://share.hsforms.com/1bk_MdTxVRIyDhEiuJr18rw3r3ua

Posts Similares