Empresa associada à ATAESP é a primeira do país a obter Certificação.
A empresa Aguajato, com sede na cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo, é a primeira empresa do segmento de transporte de água do país a obter a certificação que assegura aos usuários a qualidade e a segurança da água destinada ao consumo humano.
Embora em termos quantitativos mais de 70% da superfície do planeta seja coberta por água, apenas cerca de 3% desta água é doce e menos de 1,5% considerada apropriada para o consumo humano. Além disto, a água doce é distribuída de forma desigual entre as diferentes regiões do planeta e boa parte dos mananciais de água tem sido seriamente contaminados pela atividade humana, tanto em ambientes urbanos como rurais, sendo que ainda hoje, dados da OMS/ONU informam que mais de 85% das doenças conhecidas atualmente são transmitidas por veiculação hídrica.
Neste momento em que as mudanças climáticas agravam a crise hídrica, deixando de ser realidade apenas para países e comunidade menos favorecidas, tornando-se realidade para boa parte da população, a adoção de Sistemas de Abastecimento de Água Alternativos Coletivos (SAC) torna-se essencial para a garantia do acesso à este recurso essencial para a manutenção da vida.
Neste contexto, a utilização de água transportada por caminhões pipa, uma solução já bastante utilizada em regiões de clima árido e semiárido como o Nordeste do Brasil, surge como uma alternativa econômica bastante viável para todas as regiões do país, e mais que nunca, é vital garantir a qualidade da água captada, distribuída e consumida pela população, visando a manutenção da saúde e segurança das pessoas.
Pensando nisto, a ATAESP – Associação das empresas Transportadoras de Água do estado de São Paulo, procurou junto ao mercado uma alternativa que pudesse garantir a qualidade e segurança da água consumida pela população, chegando ao Programa de Segurança da Água da OCP (Organismo Certificador de Produtos e Serviços) ISOPOINT. O programa é baseado em normas ambientais da série ISO1420 e ISO1424 e nas principais normas e legislação nacional e internacional que estabelecem o padrão de excelência para a água destinada ao consumo humano.
Segundo Carlos Murari, presidente da ATAESP e diretor da empresa Aguajato, primeira empresa certificada no programa, esta certificação representa um importante marco para o mercado, representando literalmente um “divisor de águas”, onde consumidores cada vez mais atentos, conscientes e informados passam a ter uma forma segura de garantir a qualidade e segurança da água que consomem.
Nosso objetivo agora é de que novas empresas do segmento de transporte de água por caminhões pipa se adequem aos padrões de qualidade e segurança do Programa de Segurança da Água, fortalecendo a relação de confiança entre os consumidores e transportadores de água, finaliza Carlos Murari.
Maiores informações:
Redação – Revista FBGA – Fórum Brasil Gestão Ambiental
Cel. + 55 (19) 99949-1627
e-mail: fbga.ods@gmail.com