Sob a coordenação de Rogério Menezes e Andréa Cristina de Oliveira Struchel a obra reúne textos de diversos autores
No dia 05 de setembro, foi realizado, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em Campinas/SP, o lançamento do livro “Gestão ambiental para cidades sustentáveis”. A obra é uma coletânea de textos compostos por vários autores da Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) e foi organizado pelo secretário municipal da SVDS, Rogério Menezes, e pela supervisora do departamento da SVDS, Andréa Cristina de Oliveira Struchel.
Em parceria com a GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) e a Oficina de Textos, o livro relata estratégias e soluções locais bem-sucedidas de gestão pública municipal e amplia, ao tratar do desenvolvimento econômico-social aliado à proteção do meio ambiente.
São discutidos instrumentos de gestão ambiental e políticas públicas e gestão de áreas específicas, encerrando com uma discussão crítica, com propostas sobre gestão ambiental, e os caminhos para que municípios superem dificuldades em suas ações em prol da sustentabilidade.
A obra traz diversas experiências reais e dados técnicos, sendo leitura indispensável para gestores públicos que busquem soluções criativas sustentáveis, diante do crescimento exponencial da taxa de urbanização e o aumento da demanda por recursos naturais.
Na apresentação da obra, os coordenadores destacam que no Brasil, aproximadamente 86% da população vivem nas zonas urbanas de 5.565 municípios e, apesar de sermos a 7ª economia mundial, ocupamos a quarta posição em desigualdade social na América Latina, com cerca de 28% da população vivendo em favelas que crescem 4 vezes mais do que a cidade formal.
Cerca de 83% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada, mas temos mais de 35 milhões de pessoas sem acesso a tal serviço. Por exemplo, na Região Norte do país o índice de fornecimento de água é de 56,9%, enquanto na Região Sudeste é de 91,16%, o que repercute em desafios de ordem ambiental e de saúde pública relevante.
Do primeiro ao quarto capítulo se apresentam instrumentos de gestão ambiental em nível local. Os três próximos trabalhos focam-se em áreas temáticas (água, verde e fauna) em que se materializam tanto a condução das políticas públicas específicas, assim como a gestão propriamente dita, para garantir a proteção desses importantes recursos ambientais tanto para a sobrevivência do ser humano, quanto para a sua qualidade de vida.
O último capítulo traz à lume formas de manuseio de instrumentos de gestão ambiental, bem como oferece, sob um viés crítico e propositivo, caminhos para suplantar dificuldades e desafios comuns dos entes federativos municipais no contexto interno, externo e metropolitano, a fim de conferir eficiência e eficácia a gestão territorial e sua dinâmica econômica, para promover interação e sinergias em prol da sustentabilidade.
O arcabouço desta obra visa oferecer uma contribuição, pautada por análises interdisciplinares e criativas pela ANAMMA aos gestores públicos locais, com intuito estimular sinergias em um projeto de futuro, partindo-se das cidades para alcançar toda a Nação, com a visão de desenvolvimento econômico-social, econômico e humano em harmonia com proteção do meio ambiente em todas as suas formas.