Estudantes, professores, empresários e líderes mundiais a fim de mudar vidas pelo empreendedorismo social.
Por: Gabriella Costa
O que é a Enactus?
Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora.
Presente em 37 países, com impacto indireto em 115 países, essa organização é composta por estudantes, acadêmicos e líderes de negócios que possuem como razão comum o uso do empreendedorismo para melhorar a qualidade de vida de diversas comunidades com projetos de capacitação para seus integrantes e a promoção do espírito de liderança nos alunos.
O nome Enactus foi criado a partir da junção das siglas EN, ACT e US. Sendo o significado de cada:
- EN – Entrepreneurial (Empreendedorismo) — ter a habilidade de ver uma oportunidade e o talento de criar valor a partir dela;
- ACT – Action (Ação) — o desejo de fazer algo e o compromisso de agir mesmo quando o resultado não é garantido;
- US – Us (Nós) — um grupo de pessoas que se encontra conectado em busca de algo muito maior.
O que é e como funciona?
A Enactus busca estimular a liderança e o empreendedorismo em jovens universitários que idealizam, desenvolvem e implementam projetos baseados em conceitos de negócios para melhorar a qualidade e o padrão de vida de comunidades inteiras.
Dessa forma, a Enactus desenvolve as conexões de lideranças e oportunidades de carreira. Formados e auxiliados pelo Time Enactus Brasil, as equipes são compostas por estudantes proativos e líderes, que veem a participação em um grupo como forma de exercer e aprimorar o seu espírito de liderança, enquanto colocam em prática, por meio de seus projetos, os conhecimentos que aprendem em sala de aula.
Além disso, a Enactus Brasil se torna uma vitrine de talentos para esses estudantes, na qual são colocados em contato direto com as organizações apoiadoras. Também fazem parte desses times os conselheiros acadêmicos. São estes professores, diretores, pedagogos, psicólogos, entre outros agentes de mudança e ação positiva da instituição de ensino que se envolvem no grupo com o intuito de estimular, motivar e direcionar os estudantes.
A Enactus possui, também, diversos patrocinadores ao redor do mundo, que sustentam a estrutura mundial da organização. Essas empresas tem um papel fundamental em possibilitar o trabalho para melhorar vidas, tornar as comunidades mais sustentáveis e desenvolver líderes empresariais socialmente responsáveis.
Algumas delas são: Walmart, KPMG, Unilever, Cargill, Ford, Bic e diversos outros.
O que é a Enactus FACAMP?
O Time Enactus FACAMP foi fundado em outubro de 2012, envolvendo alunos de todos os cursos da Faculdade. Este grupo de alunos buscou professores conselheiros que se identificassem com a causa e deram início as atividades.
Durante todo esse período, o time e os professores conselheiros buscaram regularizar a situação legal, fundando a Associação Time Enactus FACAMP, rentabilidade do projeto e a independência financeira de cada uma, de uma maneira eficaz.
Isso ocorrerá por meio de cursos profissionalizantes, os quais conduzirão cada uma delas para as futuras áreas, como o financeiro, o administrativo, o marketing, a produção, o recursos humanos, entre outras; caminhando para a estruturação concreta da cooperativa.
O objetivo do projeto é oferecer um espaço seguro para que essas mulheres possam se desenvolver cada vez mais e da melhor forma possível, um ambiente construtivo e de apoio para a retomada de suas vidas. Além disso, é claro, tornar esta atividade a principal fonte de renda dessas mulheres, com todas as ferramentas possíveis para sua autonomia.
Por fim, o Pós-Eva foi planejado como “fim” do projeto Eva, em que as mulheres da cooperativa fazem o papel de empoderamento dentro das penitenciárias garantindo, assim, a sustentabilidade dos projetos.
PROJETO APODERAR
O Projeto Apoderar tem como objetivo conseguir investimentos para a Adacamp (Associação de Desenvolvimento dos Autistas de Campinas) ampliando a visibilidade da associação através da venda dos chinelos produzidos pelos autistas atendidos, demonstrando a profundidade e importância do trabalho realizado por toda a equipe de funcionários da instituição.
Para isso, os autistas produzem chinelos na terapia ocupacional durante suas horas de atendimento na Adacamp. Os chinelos serão vendidos em embalagens produzidas a partir de caixas de leite e que estamparão desenhos feitos nas aulas de artes.
Assim, todos os autistas que participam desse processo têm a oportunidade de ajudar financeiramente suas famílias através do trabalho que fazem durante a terapia diária.
Todo esse processo visa a possibilidade de colocar em prática o maior objetivo das gestoras da Adacamp no momento: atender recém-nascidos já diagnosticados com autismo e também atender as pessoas que já não têm mais os pais para auxiliar em seus cuidados.
Para isto, a intenção é abrir uma casa terapêutica na Adacamp, capaz de receber essa demanda de atendimento especial e reduzir a fila de pessoas a serem atendidas pela associação.
Sendo assim, o Projeto Apoderar objetiva tanto a autonomia dos autistas envolvidos na produção de chinelos, quanto da própria Adacamp na busca de parceiros investidores que acreditem no trabalho realizado pela instituição.
PROJETO ABATAUÁ
O projeto Abatauá tem como aspiração a potencialização de um negócio de impacto social através da estruturação de uma cooperativa de produção de tijolos ecológicos na comunidade Joana D’Arc, de Campinas, a ECOJOLO.
A escolha desta comunidade baseia-se na necessidade de sanar os problemas de moradia, desemprego e falta de oportunidade, que infelizmente acabam por deixar essas pessoas à margem da sociedade.
Na cooperativa, através dos pilares de sustentabilidade – que são o social, financeiro, ambiental, físico e humano – a comunidade será empoderada e estimulada à ação empreendedora, sendo capaz de gerar emprego, renda, moradia e educação para os seus colaboradores.
O pilar social diz respeito à melhora da qualidade de vida dos integrantes da comunidade, de uma maior integração através da cooperativa e da reinserção social dos seus colaboradores.
Por sua vez, o pilar financeiro está relacionado com o fato de a produção dos tijolos ser de baixo custo e no acréscimo de renda para a comunidade e seus colaboradores. Além disso, o pilar econômico deste projeto está diretamente ligado às vantagens que o produto pela comunidade produzido traz aos seus compradores, bem como no fato de que um produto estará sendo vendido, contribuindo para a independência do projeto e com a ação empreendedora exercida pela comunidade.
Já o pilar ambiental, está ligado ao fato de que a produção dos tijolos ecológicos não se utiliza da queima de madeira, como no processo produtivo de tijolos convencionais, o que contribui com a diminuição do desmatamento e na queda da emissão de CO2 na atmosfera, o gás do efeito estufa. Por sua vez, o humano diz respeito às pessoas, propriamente ditas, inseridas e participantes do projeto.
Atualmente, cerca de 350 famílias compõem a comunidade Joana D’arc e, dessas pessoas, por volta de cinco participarão ativamente do dia a dia da ECOJOLO.
No entanto, ainda que seja um número restrito, todos os outros integrantes da comunidade estarão inseridos na dinâmica da cooperativa, uma vez que esta será um foco dinamizador da economia e da vida de todos no entorno dela. Por último, o físico está diretamente relacionado com os insumos utilizados e o local para a produção, em si.
O primeiro se dá pela utilização de insumos retirados do próprio local onde a cooperativa está instalada, ou através da compra e de parcerias com empresas que cedem esses materiais, como areia e cimento. Já o segundo, o espaço físico da cooperativa se dá em um terreno. Nele, o galpão da cooperativa será construído com a mão de obra dos colaboradores e do time Enactus Facamp.
Com isso, a partir dos projetos e pilares apresentados, temos a possibilidade de, dia após dia, progredir em direção a um mundo melhor, onde as pequenas ações, feitas pelos participantes do time, são somadas e capazes de fazer a diferença em comunidades vulneráveis.
Para dar continuidade aos avanços dos projetos, a equipe sempre está disposta a receber conhecimentos, recursos, propostas e contatos, assim como compartilhar os resultados que já possuem. Por isso, convidam a todos que tiverem o interesse de conhecer um pouco mais a fundo os projetos sociais citados, que entrem em contato com o time Enactus Facamp.
Contatos:
- Gabriella Costa
gabriela.costa@enactusfacamp.com
(19)99191-7290 - João Bodo
joao.bodo@enactusfacamp.com
(11) 99915-9534