Por Renata Vieira Almeida, Assessoria Comunicação, Marketing e Marketing Digital
A parceria foi anunciada na Convenção Nacional do Instituto Lixo Zero Brasil, realizada no mês de março de 2020, na cidade de Florianópolis/SC e tem a finalidade de ampliar a disseminação do conceito Lixo Zero, utilizando o vetor “bitucas de cigarro” através da expertise da Poiato Recicla para os embaixadores da rede em todo o país.
A Poiato Recicla é uma empresa especializada no serviço de coleta e reciclagem de resíduos de cigarro, utilizando tecnologia inovadora; desenvolvida e patenteada pela UnB – Universidade de Brasília.
Em seu portfólio de atividades promove inúmeras ações socioeducativas, através de palestras, exposições e participações em palestras, simpósios e eventos em geral em todo o Brasil.
Exemplo: Fórum Brasil de Gestão Ambiental, na cidade de Campinas com presença de mais de 10 mil gestores ambientais.
Já reciclou mais de 50 milhões de bitucas de cigarro e é hoje referência mundial no assunto.
“O conceito de atuação do Instituto Lixo Zero Brasil, irá trazer agilidade ao plano de expansão da Poiato Recicla, ao mesmo tempo em que os embaixadores do ILZB poderão levar informações atualizadas sobre o tema para suas áreas de atuação”, diz Marcos Poiato – Diretor Comercial da Poiato recicla.
O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil.
Fundado em 2010, O ILZB representa no Brasil a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.
Tem como missão, articular, mobilizar e provocar novas atitudes nas comunidades nacionais e internacionais, promovendo a prática do Lixo Zero nos diversos segmentos da sociedade.
Hoje, conta com mais de 100 embaixadores que levam o conceito de “Lixo Zero” para todo o território nacional.
“Na construção de um mundo sem lixo, precisaremos quebrar alguns comportamentos, e dentre eles o de descartar, livrar-se de algo. Está na bituca de cigarros, um dos hábitos onde o descartar, é livrar-se do problema. Isso manifesta uma atitude irresponsável. Uma tecnologia de processo e produção deste resíduo, além de impacto econômico; tem grande importância pedagógica”
relata Rodrigo Sabatini – Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil.
Como exemplo da efetividade dessa parceria, apresentamos a Casa Causa, que representa o Instituto Lixo Zero Brasil na cidade de São Paulo e já realiza atividades com a Poiato recicla.
A CASA CAUSA é uma rede colaborativa de causadores, em busca incessante por ação e impacto. Trabalham a favor de quem entendeu o momento do mundo e quer consumir melhor e diferente para que haja o suficiente para todos para sempre.
O objetivo do trabalho é engajar pessoas e gerar entendimento e ação pelo lixo zero e a economia circular. Trabalhamos com empresas, eventos e territórios, desenvolvendo projetos únicos que reúnem as ações educativas, soluções e tecnologias mapeadas pela Casa Causa.
“Lixo não some, nem se esconde! Bituca de cigarro então, nem se fala!”
A quantidade de bituca de cigarro encontrada nas ruas, praças, eventos é impressionante e sempre nos deixou intrigadas e curiosas para saber se havia algum outro destino além dos rios, ruas e aterros. A partir dos nossos mapeamentos de soluções, tecnologias e principalmente de gente que faz, em 2017; encontramos a Poiato Recicla que apresentou sua solução de reciclagem e economia circular no Encontro Lixo Zero SP. Desde então desenvolvemos conteúdos, orientamos e indicamos o trabalho. Como todo resíduo pós consumo, precisa ser descartado corretamente para circular na nossa casa planeta. Resíduo é riqueza, não basta só ter consciência precisamos é agir para cuidar do lugar onde vivemos”, diz Flavia Cunha – Fundadora Casa Causa.
“Em tempos de pandemia, parcerias são atrativos para se manter sustentável”
Marcos Poiato.