Campanha ‘Lacre Solidário’ mobiliza colaboradores e cidadãos e permanece por tempo indeterminado para contribuir com a locomoção de pessoas com necessidades especiais em condição de vulnerabilidade social.
Por: Kátia Nunes/ Bianca Massafera/ Yasmin Rachid, Assessoria de Imprensa.
Certamente você já fez ou observou pessoas, juntando lacres de latinhas de refrigerante ou tampinhas de embalagens plásticas para campanhas beneficentes. O difícil é ver o resultado. O engajamento do Hospital Vera Cruz em 2019 deu tão certo que mal o Hospital entregou sete cadeiras de rodas e a arrecadação deste ano já começou com tudo! A expectativa da Cooperativa Vera Cruz, que coordena a campanha de lacres, é reduzir o tempo de recolhimento em comparação à participação anterior, que levou 1 ano.
Em dezembro de 2019, as sete cadeiras adquiridas por meio da venda dos lacres metálicos a uma empresa recicladora foram doadas para a ASFAR (Associação das Senhoras, Familiares e Amigos de Rotarianos de Campinas), que empresta e doa o acessório para pessoas com necessidades especiais de locomoção em condição de vulnerabilidade social. A Cooperativa Vera Cruz tem como parceiros da iniciativa o Hospital Vera Cruz, a Casa de Saúde, o Grupo São Lucas, Hospital Care, Sicoob Cecresp Corretora, Tigrinhos Comunidade, Sucatas Bim e o Rotary Club de Campinas Alvorada.
A mobilização não beneficia apenas quem recebe ou usa as cadeiras de rodas, mas motiva também a todos que se envolvem na causa. Centenas de pessoas contribuíram para reunir os milhares de lacres e entre tanta gente há belas histórias de empenho e demonstrações de amor ao próximo. A auxiliar de enfermagem Rosemeire de Lima Stein, de 43 anos, nem tem vínculo com o Vera Cruz, mas escolheu o hospital para entregar as oito garrafas cheias do metal que conseguiu juntar com amigos e parentes. A ideia de cooperar foi do seu filho Gabriel, de 8 anos, e logo a mãe apoiou a empolgante atitude da criança. “Gabriel ficava muito feliz a cada leva de lacres que os amigos lhe traziam. Fomos ao Vera Cruz entregar as doações em uma verdadeira caravana de amigos”, orgulha-se Rosemeire.
A família levou mais de um ano para aglomerar os lacres e fazer a entrega foi uma ação incentivadora às crianças. “E o trabalho continua porque todos enxergamos muitos benefícios, principalmente na educação dos meus filhos. Estamos em um mundo tão mecânico, que acho que estimular esse comportamento é um jeito de ensinar. Vou colocar um cartaz no meu serviço para ver se os colegas ajudam também”, planeja.
Os colaboradores do Hospital Vera Cruz aderiram em massa à campanha. O auxiliar de almoxarifado Adriano Ricardo Schink conseguiu reunir 24 garrafas, com um total de 84 mil lacres, com ajuda de amigos, familiares, vizinhos do prédio e da lanchonete da rua onde mora. “Tirei foto do banner da campanha, mandei para os meus contatos do celular e postei nas minhas redes sociais. Foi mágico ver como um ‘lacrinho’ pode ajudar”, comemora. Ele emenda: “nunca tinha visto alguém ganhar cadeira de rodas, apesar de sempre ouvir falar de iniciativas deste tipo. A sensação é de dever cumprido. Não podemos esperar que só o poder público aja”, encoraja.
Para doar, basta depositar os lacres nas garrafas coletoras identificadas espalhadas em pontos estratégicos do Hospital Vera Cruz.
Para Flávio Martins, coordenador de Relacionamento Empresarial do Hospital Vera Cruz, encabeçar essa campanha traz uma satisfação pessoal enorme e imensurável. “Não fique de fora dessa corrente do bem. Arrecade o maior número possível de lacres! Convide amigos, parentes e colegas para embarcarem nessa missão tão nobre. Viralize essa ideia. Juntos podemos fazer a diferença”, incita.
A atual campanha da Cooper Vera Cruz não tem um prazo de validade estipulado e pretende despertar a consciência ecológica, o consumo consciente, a necessidade de pensar no planeta e nas próximas gerações.
De acordo com Martins, a cada cadeira de rodas trocada pelos lacres arrecadados, a Cooper Vera Cruz e o RCC Alvorada farão a doação de mais uma. “É mais uma forma de estimular as doações e ampliar o alcance da campanha. O objetivo é beneficiar o maior número de pessoas, além de ir ao encontro dos ideais de um mundo mais sustentável e solidário”, enfatiza.
Martins explica que, para doar, basta depositar os lacres nas garrafas coletoras identificadas espalhadas em pontos estratégicos do Hospital Vera Cruz; lanchonete, Casa do Lazer, sala sede da Cooper Vera Cruz, nas alas de funcionários, portaria e outros locais sinalizados com a identidade visual da Campanha Lacre Solidário, além da sede da Fundação Roberto Rocha Brito (FRRB), no endereço R. Marechal Deodoro, 423, Centro de Campinas.
Números da campanha
Para encher uma garrafa pet de 2L são necessários | Cerca de 3,5 mil lacres |
Para trocar por uma cadeira de rodas são necessários | 140 garrafas pet de 2L cheias de lacres |
Sobre o Hospital Vera Cruz
Em 76 anos de existência, o Hospital Vera Cruz é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. O Vera Cruz dispõe de 167 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos) e UTIs e maternidade. A Instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e Raio X), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde.
Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em pouco mais de dois anos, a aliança registra importante avanço na prestação de serviços gerado por investimentos em inovação e tecnologia. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m2 de áreas construídas a mais.
Desde maio de 2019, o Hospital Vera Cruz passou a gerir a Casa de Saúde, também em Campinas, viabilizando a continuidade da prestação de serviços na centenária instituição. Desde então, ações de melhorias tem sido feitas no hospital, desde recuperação do patrimônio histórico até adaptações dos quartos e consultórios e atualização dos equipamentos.
Há 30 anos o Vera Cruz inaugurou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor, quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association.
FOTOS – Divulgação/Assessoria de Imprensa