A inauguração da Estação Elevatória de Esgoto do TICLOG (Terminal Industrial, Cargas e Logística de Campinas) foi realizada no dia 06 de setembro.

Por: Leila de Oliveira
Fotos: Elaine Martins

A solenidade, parte das celebrações de 38 anos do terminal, reuniu empresários e funcionários, além de Fernando Rossilho, secretário de Relações Institucionais da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A), e Paulo Sciáscio, chefe de gabinete do deputado estadual Dirceu Dalben (PL), de Sumaré.

Após um café da manhã no salão de eventos do terminal, os convidados foram de micro- -ônibus até o local da Estação Elevatória. Construída com recursos próprios no valor de R$ 1 milhão de reais, a Estação foi projetada para escoar até o dobro do volume atual de vazão, que é 9,77 litros de esgoto por segundo, e inclui 4,7 quilômetros de emissários.

Os dutos são responsáveis por transferir os efluentes produzidos pelas mais de 70 empresas instaladas hoje no terminal, onde trabalham aproximadamente cinco mil pessoas, até a estação de tratamento ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Ciatec. Assim, as novas tubulações subterrâneas substituem as antigas fossas no processo de coleta e escoamento dos resíduos.

“O impacto ambiental positivo, porém, se estende para toda a comunidade do entorno”, ressaltou Marco Evangelista, presidente do TICLOG. Em sua fala sobre a nova etapa de desenvolvimento do terminal, ele também traçou um histórico da atuação dos seus fundadores, entre os quais Valdir Boscatto e Aldo Codignott e Pires, ambos presentes. “Me sinto honrado frente à tarefa de dar continuidade a esse legado”, disse.

Durante o evento, Marco Evangelista também anunciou, como próximo passo da sua administração, a realização de obras de valorização de diversos trechos de ruas e avenidas do terminal, através de recapeamento asfáltico.

Também compareceram à solenidade de entrega da estação elevatória o vice-presidente do Ticlog, Edvaldo B. Bassani, e o diretor financeiro Fernando Mantello, entre outros empresários do terminal.

O vereador por Paulínia Marcos Fiorella e a ex-parlamentar e ex-delegada de Polícia em Campinas e região, Teresinha de Carvalho, também estiveram presentes.

Criado em 1981, o TICLOG é um Terminal Intermodal de Cargas para empresas de Transportes, logística e Industrial, localizado em Campinas com acesso as principais rodovias, Anhanguera, Dom Pedro 1º e Bandeirantes. No seu interior, estão instaladas 90 empresas em uma área aproximada de 500 mil metros quadrados.

Conta com infraestrutura de segurança, fibra ótica, telecomunicações, serviços de manutenções e amplos estacionamentos internos para veículos pesados e leves.

Saiba mais sobre o TICLOG: http://ticlog.org.br/

Posts Similares