Evento reúne Especialistas e Entusiastas da Sustentabilidade
No dia 30 de agosto, a cidade de Socorro, em São Paulo, foi palco de mais uma edição regional do FBGA – Fórum Brasil de Gestão Ambiental, realizada no Hotel Fazenda Campo dos Sonhos. O evento reuniu especialistas e entusiastas da sustentabilidade para trocar experiências, discutir e explorar soluções inovadoras para os mais atuais desafios socioambientais que enfrentados na atualidade.
A abertura solene contou com a participação de importantes atores da gestão ambiental e do turismo da região do Circuito das Águas Paulista, com destaque para o Sr. Antônio Henrique Corsi, diretor executivo do CICAP – Consórcio Intermunicipal do Circuito das Águas Paulista, que destacou a importância da correlação entre o desenvolvimento turístico e a sustentabilidade. Ao seu lado, estiveram a Sra. Monica Sartori, secretária de turismo de Socorro, o Sr. José Fernandes e Sra. Jaqueline Franco, anfitriões do evento e responsáveis pela Rede de Hotéis Campo dos Sonhos, Sra. Sandra Dimis, superintendente do CISBRA – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas, Sr. Alexandre Souza, secretário de agricultura de Socorro, Sra. Andréia Dahdal, vereadora de Águas de Lindóia e Rogério Andrade, diretor presidente do FBGA.
Durante a cerimônia de abertura, o Sr. Rogério Andrade reforçou a importância de pensar e agir em prol da sustentabilidade, lembrando que este conceito já não é mais uma ideia, mas sim uma necessidade para a preservação das oportunidades das futuras gerações. Ele destacou que o tempo que passamos no planeta é um empréstimo e que temos o dever de devolvê-lo no mínimo nas mesmas condições às próximas gerações.
A programação seguiu com a apresentação do Sr. José Fernandes, que demonstrou na prática como as inciativas relacionadas à sustentabilidade quando implementadas de com dedicação e de forma séria e responsável, podem gerar resultados econômicos para os negócios, demonstrando claramente a eficácia da aplicação do conceito de sustentabilidade em suas dimensões social, ambiental e econômica.
O Sr. William Freitas, CEO do FBGA, destacou a criação CDS – CICAP (Comitê de Desenvolvimento Sustentável do Circuito das Águas Paulista) e a importância de atividades colaborativas para o desenvolvimento sustentável da região. Ele também convocou os participantes do evento a se aproximarem e contribuírem com propostas e ações que gerem impactos sociais, ambientais e econômicos. William Freitas finalizou sua fala, reforçando o convite para o V FBGA, evento de repercussão internacional que acontecerá entre os dias 21, 22 e 23 de maio de 2025, na cidade de Holambra, SP.
No painel sobre Segurança Alimentar, Tatiane Mosca, do Grupo Café Boteco, apresentou as inciativas dos restaurantes da rede e destacou os impactos positivos da transferência de conhecimento e experiências em eco gastronomia, uma atividade colaborativa que pode reduzir custos operacionais e aumentar a consciência socioambiental.
Na sequência o secretário de agronegócios de Socorro, Sr. Alexandre Souza, falou sobre os desafios para a promoção da agricultura sustentável e apresentou programas e iniciativas desenvolvidas pelo município, com destaque ao suporte técnico e subsídios oferecidos à comunidade para a implementação de sistemas agroflorestais.
Michele Letran, representando a SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira, apresentou os impactos da produção e consumo da carne sobre o meio ambiente, discutindo a importância da redução do consumo de proteína animal para a conservação ambiental.
No período da tarde, o Sr. Vinicius Pereira, do IPESA, promoveu uma roda de conversas com os participantes em que apresentou as ações desenvolvidas no plano de saneamento básico do município de Socorro, destacando a cartilha distribuída à comunidade com soluções práticas para a gestão de recursos hídricos e o saneamento em áreas rurais.
A Sra. Vanessa Hasson, diretora do MAPAS, relembrou sua participação na primeira edição do FBGA em 2017, destacando que aquela participação foi um marco para a promoção da necessidade da inclusão cultural para preservação da história e os direitos da natureza.
O Sr. Nilton Del Zotto apresentou o caso da Niltex, iniciativa pioneira e inovadora, que visa a segregação de resíduos pós consumo já na fonte geradora, reduzindo os custos e tempo de manuseio de recicláveis, otimizando as dinâmicas de economia circular. Além disto, destacou o papel desempenhado pelo Instituto Niltex na promoção da consciência ambiental através das iniciativas promovidas junto a escolas, cooperativas de catadores e a comunidade em geral.
Representando a ANAMMA – SP, Andrea Struchel em conjunto com a Sra. Carla Carmaneiro, da secretaria do Clima de Campinas, falaram sobre o enfrentamento às mudanças climáticas e municípios resilientes, apresentando um resumo das ações previstas no PLAC – Plano de Ação Climática de Campinas, enfatizando a necessidade de ações colaborativas mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
O último painel do dia teve a apresentação do Sr. Wilson Miguel, sócio-diretor do Grupo Eco e Eco, que compartilhou experiências de sucesso e práticas de incentivo à preservação ambiental nos municípios. O destaque, da participação do Grupo Eco Eco deu-se também com a apresentação das diferentes formas de acesso ao financiamento de projetos, mostrando como os municípios podem obter recursos para se desenvolver de forma equilibrada e sustentável.
Finalizando as atividades do dia, tivemos a apresentação com destaque da Agência das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) representada pelo Sr. Felipe Requena, assessor ambiental da Agência PCJ, que apresentou as experiências em Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como uma alternativa altamente eficiente para a gestão de recursos hídricos e preservação de áreas de mananciais.
O evento foi marcado pela apresentação de práticas inovadoras, experiências de sucesso e discussões enriquecedoras, demonstrando a viabilidade e impactos positivos das iniciativas sustentáveis, fortalecendo a importância da colaboração entre diferentes setores da sociedade em prol da sustentabilidade, deixando um legado de ações concretas para o futuro.
Saiba mais em: https://fbga.com.br/evento_fbga_2025_holambra