Programa TEAR conecta pessoas interessadas e integra informações sobre Educação Ambiental em tempo real
A ideia surgiu como expansão do programa TEAR (Tecendo a Educação Ambiental em Rede), da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SVDS) e já está em pleno funcionamento. Para conhecer, basta acessar:
https://tear.campinas.sp.gov.br.
Essa nova plataforma virtual conecta pessoas que tenham interesse em promover Educação Ambiental. Por meio dela, é possível, por exemplo, trocar informações com especialistas, identificar espaços onde são desenvolvidas ações educativas ambientais, conhecer empresas interessadas em auxiliar ações voltadas à Educação Ambiental, saber sobre eventos, divulgar ações, enfim, tudo o que uma rede social pode oferecer.
Durante a construção do Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA), foram realizadas oficinas, as quais apontaram a existência de vários agentes socioambientais desenvolvendo atividades educativas isoladas, ou seja, sem conexão alguma entre si e entre as políticas públicas para Educação Ambiental municipal já existentes.
Nasceu, então, o programa TEAR, da necessidade de integrar essas ações e também os diversos atores socioambientais.
Expandir o programa ao mundo virtual foi quase uma consequência natural, para viabilizar a comunicação e o georreferenciamento desses atores e espaços educacionais-ambientais em tempo real. A nova rede foi concebida e elaborada junto à IMA (Informática de Municípios Associados) e pelo o Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes; a Coordenadora Setorial de Projetos e Educação Ambiental, Dominique Missio de Faria; o Diretor Educacional, Luiz Gustavo Merlo; a Assistente Social, Maria Eugênia Mobrice; o Biólogo, Amandi Buzon Rodelli; e o Educador e Chefe de Educação Ambiental, Giuliano Gallardo.