Projeto da ONU com ICLEI lança LEDS Lab para apoiar programas em prédios públicos.
Por: Fernanda Kalena, coordenadora de Comunicação ICLEI.
Estabelecer metas de energia renovável é um meio essencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a poluição do ar.
Promover a construção de edifícios eficientes (que fazem uso responsável dos recursos em sua construção e/ou manutenção) é uma grande oportunidade para as cidades atingirem suas metas de redução de emissões e de combate à mudança climática.
Para aprimorar a capacidade dos governos locais na elaboração de projetos financiáveis, considerando os aspectos de mitigação e adaptação à mudança do clima, o Urban-LEDS II (projeto da ONU Habitat em parceria com o ICLEI) lançou o LEDS Lab, iniciativa que irá apoiar a implementação de projetos pilotos que visam melhorar a eficiência energética de prédios públicos.
No Brasil, Recife e Belo Horizonte foram escolhidas como cidades pilotos para projetos que preveem a avaliação do consumo energético, identificação de oportunidades de melhoria da eficiência energética e de geração de energia solar fotovoltaica nas edificações públicas municipais. Em Recife, o suporte técnico será para o Hospital da Mulher do Recife, enquanto na capital mineira o foco será em escolas municipais, no âmbito do projeto Escolas Sustentáveis.
A escolha de Recife e Belo Horizonte para o LEDS Lab aconteceu durante o workshop nacional do Urban-LEDS II, na Semana do Clima da América Latina e Caribe, realizada em agosto de 2019, em Salvador. Os municípios apresentaram suas propostas de projetos para um comitê de avaliação, que usou os critérios de impacto potencial, estruturação, capacidade de implementação e alinhamento com os marcos globais, regionais e nacionais de sustentabilidade, para a tomada da decisão.
Para o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, esta é uma iniciativa importante dada a relevância do tema e sua importância para as gestões locais. “A implementação do LEDS Lab é um grande passo para o ICLEI e para nossa rede de associados, que muitas vezes não consegue acessar financiamento para projetos, apesar da qualidade e engajamento. Com a consultoria, vamos avançar neste ponto e propiciar uma referência para os demais governos locais”, afirma.
A escolha de Recife e Belo Horizonte para o LEDS Lab aconteceu durante o workshop nacional do Urban-LEDS II, na Semana do Clima da América Latina e Caribe, realizada em agosto de 2019, em Salvador.
A iniciativa LEDS Lab terá apoio do consórcio de consultorias I Care and Consult, MarkUp Consultores e Hill Consulting liderado pela Mitsidi Projetos. A empresa, líder em pesquisa e inovação na área de eficiência energética, vai ser a parceira do ICLEI América do Sul neste importante processo de avanço rumo a cidades mais sustentáveis. O LEDS Lab também será realizado na Colômbia, país participante do projeto Urban-LEDS II, com o mesmo consórcio de consultorias.
Para fazer com que os projetos pilotos de painéis fotovoltaicos avancem nas cidades selecionadas, a Mitsidi Projetos vai utilizar a metodologia GreenClimateCities (GCC), desenvolvida pelo ICLEI em seus 30 anos de experiência.
O foco do trabalho para a implementação do LEDS Lab tem dois pilares, que são a base técnica e a capacitação necessárias para que os municípios participantes possam desenvolver projetos que sejam facilmente financiáveis e com aspectos climáticos claros, além da capacitação interna para a replicação da experiência, permitindo que outros municípios se apropriem dos avanços do laboratório. Os pilares baseiam-se nos passos cinco (Detalhamento e Financiamento) e seis (Implementação e Monitoramento) da metodologia GCC.
FOTOS – Andrea Rego Barros e Wladimir Faria