Neuropediatras, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, psicoterapeutas, psicomotricistas, psico e fonoaudiólogos. Estes e vários outros são profissionais de extrema importância na vida de uma pessoa do espectro autista. Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), desde as primeiras fases da vida até a juventude e a vida adulta, necessitam de atendimentos dos mais variados tipos para que sua vida possa ser a mais confortável e próspera possível. 

São esses profissionais que atuam lado a lado com as pessoas do espectro e suas respectivas famílias, desde o momento de seu diagnóstico até o desenvolvimento de tratamentos especiais que promovem a possibilidade de que estes indivíduos  superem os desafios impostos pelo TEA. 

Como é de se imaginar, nem todas as famílias têm o privilégio de acessar tantos atendimentos e serviços, e a dificuldade de encontrar alternativas é ainda mais grave. Assim, reconhecemos a importância de instituições que trabalham em prol desta causa. A ADACAMP, a Associação para o Desenvolvimento dos Autistas de Campinas, é uma delas. 

A ADACAMP

Recebendo crianças, jovens e adultos com TEA da região da cidade de Campinas – SP, a ADACAMP é uma instituição sem fins lucrativos que oferece às famílias não apenas atendimentos de altíssima qualidade e profissionais extremamente capacitados, mas, também, esperança, suporte e oportunidades. Apresentando diversos programas que abarcam todas as fases do diagnóstico do espectro, a Associação promove acesso gratuito ao tratamento essencial para qualquer pessoa com TEA, e representa referência na região a partir de seu trabalho.

A essencialidade de seu trabalho e o caráter ímpar e exclusivo dos serviços que oferece de forma gratuita, colocam a ADACAMP como a única alternativa de acesso para diversos membros da comunidade do espectro em Campinas e região (?), e, com isso, sua fila de espera conta com mais de 400 pessoas que aguardam oportunidade de entrada. As dificuldades financeiras, agravadas em maior intensidade após a chegada do cenário pandêmico, e a falta de investimento externo suficiente impedem que a Associação invista de maneira eficaz em sua infraestrutura a fim de expandir sua capacidade de atendimento. 

Identificando esses impasses e buscando contribuir para que a ADACAMP continue promovendo seus serviços de excelência e expanda sua capacidade de atendimento, o Projeto Apoderar constitui-se em uma proposta empreendedora-social lado a lado com a Associação.

O Projeto Apoderar

O Projeto Apoderar é um dos projetos do time Enactus FACAMP, da rede Enactus, que trabalha com empreendedorismo social. Tendo como comunidade direta a ADACAMP, sua missão se traduz na promoção de visibilidade e desmistificação do espectro autista e na viabilização de renda para investimento na ADACAMP a fim de reduzir sua fila de espera. 

Para cumprir nossa missão, a equipe do projeto, juntamente com sua comunidade, desenvolveu a seguinte proposta de ação: a criação de uma coleção de livros infantis inspirados em histórias e desenhos criados pelas crianças com TEA do programa de inclusão da ADACAMP. Com isso, o Apoderar busca conquistar não apenas retorno financeiro e visibilidade para a Associação, mas também o estímulo criativo aos atendidos e o protagonismo das crianças através das narrativas que irão estimular a inclusão do espectro autista.

O desenvolvimento dos livros deve envolver o mínimo custo possível, visto que lidamos com a dificuldade financeira da ADACAMP. Sendo assim, o Apoderar reuniu e conquistou um grupo de voluntários das áreas de redação, ilustração e revisão, para a realização do projeto. São graduandos e profissionais das mais diversas áreas que acreditam na importância de instituições como a ADACAMP e na necessidade incontestável de promoção da inclusão do TEA e da desmistificação do espectro na sociedade.  

O projeto atualmente 

A fase atual do projeto consiste na realização das dinâmicas de contação de histórias com as crianças participantes. Para maior segurança de todos, todos os encontros estão sendo realizados remotamente e, apesar dos desafios, as dinâmicas têm sido momentos incríveis de contato com os atendidos, deixando cada membro encantado e deslumbrado com as histórias contadas por eles. 

Além da realização de dinâmicas, a equipe do projeto desvia esforços para buscar parcerias com editoras, gráficas, entre outros, que possam contribuir no processo de publicação. Todo tipo de contribuição e acompanhamento nesse sentido são mais do que necessários para o projeto, uma vez que este depende inteiramente de colaboradores para que os livros e suas histórias sejam levados ao mundo e, assim, possam cumprir sua missão: encantar pessoas e atrair olhares para o espectro autista. 


Caso tenha se interessado pelo projeto, queira conhecer mais sobre este incrível projeto, ou até mesmo contribuir para a nossa causa, a equipe tem o prazer de conversar com você!

Contato Projeto Apoderar – Luiza Benllintani: (19) 99800-7397
ADACAMP: (19) 3272-7889

About Author

Posts Similares