Fórum Brasil de Gestão Ambiental consolida sucesso com 10 mil participantes e mais de R$ 5 milhões em geração de negócios

Realizadores e participantes avaliam evento com sede na cidade de Campinas/SP como o mais importante do setor

A primeira edição do Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA), sediado em Campinas/SP, em 2017, já foi um sucesso, sendo reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como o maior, mais ousado e importante do setor já realizado no país.

O evento recebeu cerca de 8.500 visitantes. A segunda edição, também realizada em Campinas, de 26 a 28 de junho, no Expo Dom Pedro, superou esse sucesso, contando com cerca de 10 mil visitantes, 70 expositores e gerando mais de 5 milhões em negócios. Com esse resultado, ele se consolida como o maior evento da área ambiental do Brasil.

As atividades foram desenvolvidas em parceria com outras 38 instituições ligadas ao meio ambiente. Ao longo dos três dias de trabalho, foram realizadas mais de 50 atividades promovidas pela ANAMMA e seus parceiros.

O fórum contou com a presença de aproximadamente 500 autoridades, entre prefeitos, secretários, vereadores e deputados estaduais/federais; além de representantes de todos os estados da federação brasileira e de mais de 20 países (México, Alemanha, Argentina, Chile, Paraguai, China, Dinamarca, Colômbia, Angola, Itália, Suíça, Israel, Japão, Portugal entre outros).

Durante o evento, foi feita a entrega do Prêmio Destaque em Gestão Ambiental Municipal, uma parceria da ANAMMA, do Ministério do Meio Ambiente, por intermédio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC, e com a Frente Nacional dos Prefeitos – FNP, visando gratificar os municípios com destaque na gestão ambiental em 2018. As Secretarias Estaduais de Meio Ambiente foram consultadas e coube a elas a indicação dos municípios a serem premiados.

Além disso, foram incluídos nessa lista, os municípios que compuseram a Diretoria Nacional da ANAMMA nessa última gestão e os municípios associados à ANAMMA em 2018 e 2019. Foram indicados 145 municípios da Federação e 66 efetivamente participaram da premiação, recebendo troféu, certificado e uma cópia do livro “Gestão Ambiental para Cidades Sustentáveis”.

Também foi realizado o lançamento oficial do projeto em parceria com a Organização Não Governamental Mexicana PRONATURA que vem sendo elaborado desde 2017 com apoio da União Europeia, no âmbito de seu Programa EUROCLIMA Plus.

No dia 27 de junho, foi realizada a XXVI Assembleia Geral da ANAMMA, quando foi eleita a nova diretoria da Associação Nacional dos Órgãos Gestores Municipais de Meio Ambiente para o biênio 2019-2021.

Após quatro anos capitaneada por Campinas, a entidade passa a ser presidida pelo Secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Marcelo Queiroz.

Incentivaram e apoiaram o evento mais de 38 instituições, associações e organizações atuantes em assuntos relacionados ao meio ambiente. Ao término do fórum, os representantes dessas organizações responderam a algumas questões e o avaliaram positivamente.

Marcos Poiato diretor da Poiato Recicla. Foto: Divulgação.

O diretor comercial, Marcos Poiato, da Poiato Recicla – empresa pioneira no país a apresentar solução efetiva para os problemas provocados pelo descarte indevido de bitucas de cigarro – foi um dos expositores e disse que faz questão de participar desse que pra ele é o evento de maior visibilidade do setor.

“Sem dúvida foi o melhor evento de que participamos até hoje, em todos os aspectos. Estande super requisitado, localização perfeita para nosso negócio, muitos feedbacks positivos durante e pós-evento. Tivemos uma participação diferenciada de nosso habitual. Desta vez, mostramos ao público o resultado de nosso trabalho que se concretiza com atividades de responsabilidade social”, constatou o expositor.

Para Poiato os destaques foram a presença de representantes de todas as regiões do Brasil e de outros países, além das palestras, segundo ele, “de altíssimo nível e a organização e assistência durante evento que foram impecáveis”.

Marcelo Queiroz , presidente da ANAMMA. Foto: Divulgação.

O presidente da ANAMMA e Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo André Cid Heráclito do Porto Queiroz, eleito durante o II FGBA, acredita que “o FBGA permite uma troca incrível de experiência entre Gestores públicos, empresas e terceiro setor. Tem como seu principal diferencial a abrangência nacional com a participação de representantes dos mais diversos Municípios de todas as regiões do Brasil”.

Ele afirma que “Em um cenário em que o Meio Ambiente está no centro das discussões, o FBGA permite uma série de debates dos temas mais atuais”. O presidente conclui, garantindo “A ANAMMA estará presente na próxima edição desse evento tão importante para o cenário ambiental brasileiro”.

Para o diretor municipal do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Paulo Anselmo Nunes Felippe, os destaques foram a troca de informações e experiências, a interação com outros técnicos e a discussão de temas relevantes.

Para as próximas edições, ele sugeriu “pelo menos mais um dia de trabalhos” e a divulgação do evento, de forma a estimular mais a participação de outros países. Sobre a importância do fórum afirmou: “Diante da crise do meio ambiente do Brasil foi um grande espaço de discussão técnica e política”.

O diretor do Grupo Eco&Eco, Wilson Miguel afirmou “sempre participamos de evento de grande porte, para nós é importante de gerar visibilidade para as soluções que oferecemos”. Ele espera que na próxima edição o fórum abra “espaço para painéis de debate sobre ecoturismo e sustentabilidade” uma vez que para o diretor o evento “traz luz para um mix de assuntos que são coadjuvantes no debate nacional”.

A diretora da ICAMP Marcas e Patentes, Fernanda Emerenciano, presente como expositora, apostou no evento pois, “Acreditamos que era a oportunidade de compartilhar/propagar a importância da nossa expertise no estímulo dos negócios do setor, tal como participar do networking assertivo entre empresas, instituições e profissionais”.

Para ela o fórum representou “a possibilidade de discutir e assimilar sobre as novas tendências, tecnologias e, consequentemente, culminar novas perspectivas com base nas necessidades do mercado do agro em consonância com a sustentabilidade”.

A diretora técnica da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campinas, Marcia Calamari, conta que seu departamento apresentou a política de resíduos sólidos promovido pelo Município com a futura implantação da parceria Público-Privada do lixo orgânico como também a implantação da Usina Verde de Compostagem. Para ela, “Levar conhecimento e ações concretas a população” é a importância do FGBA.

O presidente do Fórum de Internacionalização de Empresas (FIE), Leonardo Tiroli, reconheceu a ocasião: “Para o FIE foi sensacional e uma grande oportunidade de exposição – estar fazendo nosso encontro e tendo um estande também… levaríamos meses para poder nos relacionar com tantos players como fizemos nestes três dias, potencializando nosso trabalho e de nosso Ecossistema de Internacionalização”.

Na visão de Tiroli os destaques foram: “o nível elevado dos participantes, grande adesão de líderes governamentais e de entidades e a procura por novidades. O evento subiu de nível em relação a 2017, seja em oportunidades de negócios gerados, como em quantidade e qualidade de pessoas presentes”.

Sobre o FBGA ele afirmou que “é de extrema importância não só pela questão ambiental, mas principalmente pela propagação de um conceito de desenvolvimento sustentável do Brasil. O evento aborda as áreas econômica, ambiental e social, integrando os agentes públicos e privados para debaterem estratégias para realização disso e consequentemente, construção de um Brasil melhorNesse sentido, fica claro para nós que hoje o FBGA é, sem dúvidas, um dos principais eventos e núcleos estratégicos de propagação de conhecimento para construção do novo Brasil que tanto queremos, e só nos dá mais orgulho e motivação de seguir ao lado da equipe para que isso se concretize”.

Nas fotos, alguns dos muitos momentos marcantes do II FBGA 2019

Fotos: http://bit.ly/2mk3sKF

Posts Similares