Por: Yuri Gonçalves Vieira, Gestor Ambiental

Diante de inúmeros eventos ocorridos, como as mudanças do clima e a escassez hídrica, nota – se a necessidade do uso de energias limpas, fontes de energias renováveis, uma alternativa em ascensão em Goiás, no Brasil. Com a crescente demanda de energia, coadunado a expansão urbana e populacional, também cresce com esse fator o uso de águas para fins diversos, bem como o uso indevido da água. 

Estados e municípios se encontram cada vez mais em consonância com a funesta falta de energia e dos recursos naturais. Não obstante, o estado de Goiás busca através de incentivos, o uso de fontes alternativas como o de placas solares e até mesmo de biomassa. Sabemos que os benefícios são enormes para as cidades e sobretudo para o agronegócio, através de seu agricultor rural e agropecuarista. 

Tais fontes de energias renováveis são divididas em Convencionais, Tradicionais e Novas. As Tradicionais são aquelas que usam lenhas coletadas de arvores ou até mesmo do desmatamento, enquanto as Convencionais são obtidas de hidrelétricas, já as Novas são aquelas as quais se utilizam de novas tecnologias como: os painéis solares fotovoltaicos; energia das marés; fontes de energias nucleares, obtidas em usinas termonucleares; as turbinas eólicas; as de biomassas e geotermais. 

Ao assumir o papel e o compromisso para o uso de energias renováveis, Goiás tem muito a ganhar com esse prospecto promissor, sobretudo com a exploração de energia solar, empregada em grandes fazendas e com a exploração de biodigestores, que tem demonstrado resultados satisfatórios, reduzindo o consumo de energias e gastos, aumentando a celeridade no atendimento às demandas da sociedade.  

Esse retrato do uso de energias renováveis coloca o Brasil como um dos países emergentes que mais se aproxima no cumprimento da redução de emissões de gases de efeito estufa. Goiás tem contribuído para os avanços brasileiros, de certa forma através não só de incentivos por parte do Governo Estadual, mais também por iniciativas privadas, de ONGs e agências. Isso coloca Goiás em um patamar de estado comprometido com as novas tecnologias do setor energético, favorecendo e incentivando o setor industrial e rural, afins de não só cumprir acordos internacionais, mas também de proteger os escassos e belos recursos naturais que Goiás tem, visando garantir assim o equilíbrio e a sustentabilidade para futuras gerações.     

Ao assumir o papel e o compromisso para o uso de energias renováveis, Goiás tem muito a ganhar (…), sobretudo com a exploração de energia solar, empregada em grandes fazendas e com a exploração de biodigestores.


Posts Similares