Bonde Funicular realiza transporte de turistas e moradores, utilizando energia solar, em Santa Catarina.
Por: Wilson Miguel
O tema principal dessa edição da revista do Fórum Brasil de Gestão Ambiental – FBGA é sobre Energias Renováveis e você deve estar acompanhando a série de cases, aplicações e benefícios dessas tecnologias.
Seguindo o tema principal, trouxemos para o caderno de Eco Turismo o case de um produto turístico, sustentável e inovador que utiliza 100% de energia renovável e que já é um case de sucesso no Brasil e no exterior.
Estamos falando do Bonde Funicular do município de Itá, Santa Catarina.
Mas, talvez você possa estar se perguntando: O que é um Bonde Funicular?
O funicular é um sistema de transporte de passageiros que é composto por uma cabine que corre em trilhos, tracionada por um cabo de aço. O primeiro funicular do mundo foi instalado do Monte Vesúvio, em Pompéia, na Itália em 10 de junho de 1879.
Agora, o que tem de inovador neste Bonde Funicular instalado no Brasil?
O funicular da cidade de Itá é o primeiro do Brasil com tecnologia e materiais 100% nacionais e o primeiro e único no mundo a funcionar totalmente com energia solar. O transporte virou referência internacional pela sustentabilidade e, com isso, ganhou o prêmio Fritz Müller.
Este produto turístico chama a atenção por ser um projeto que visa unir duas áreas da cidade que tem suas devidas importâncias.
Na parte alta da cidade de Itá, é possível encontrar comércio, opções de gastronomia e museus, além de ser a área urbana do município. E antes da construção do bonde funicular essa era uma área muito pouco visitada pelos turistas.
Já a parte baixa estão concentrados os principais hotéis, os resorts, as vinícolas, as cachaçarias, o eco parque, além dos atrativos turísticos como o lago, as torres da Igreja submersa, o parque aquático, entre outros. Uma área, portanto, que sempre concentrou os turistas.
A construção do bonde conectou essas duas áreas, permitindo o fluxo de turistas para a parte alta, movimentando a economia da cidade. Além do próprio bonde se tornar uma verdadeira atração turística, por atravessar uma área de mata nativa, e contribuir para a locomoção da própria população local.
O “bonde” tem capacidade para 11 pessoas, com acessibilidade para cadeirantes e tem capacidade de atendimento de 120 pessoas/hora, considerando que o passeio leva em média três minutos. O valor do passeio é de R$5.00
Todos os detalhes do projeto foram pensados em sustentabilidade e energias renováveis. Destaca-se, por exemplo, o fato da alimentação da energia elétrica para o funcionamento da parte interna do Funicular ser feita através de placas solares instaladas no teto do bonde. Já a geração de energia para casa de máquinas e para estação são através de placas instaladas no telhado da estação e funcionam no sistema on-grid.
A própria estrutura das edificações da estação e da área de embarque foi realizada com material pré-moldado, o que leva agilidade para a construção e menos desperdícios. E toda a arquitetura da Galeria de Lojas da estação que foi feita com madeira de reflorestamento da espécie Eucalyptus Saligna e Eucalyptus Grandis, encontradas em abundância na região. Além de toda a construção ter sido realizada com mão de obra da própria cidade.
Ou seja, um projeto que levou em conta aspectos sustentáveis em sua esfera ambiental, econômica e social.
O Funicular fica em um espaço concedido pela prefeitura de Itá, foi construído e é gerido através de concessão para iniciativa privada. É um produto sustentável e diferenciado que encanta a todos.
Sobre Itá
Conhecida como a “Capital do Paraiso” Itá é uma pequena cidade do oeste de Santa Catarina com aproximadamente seis mil habitantes e já foi considerada, segundo o Prêmio da revista Isto É como uma das 50 melhores cidades para se viver no país devido a sua tranquilidade e povo hospitaleiro. Na primeira metade da década de 1990, a cidade precisou mudar de lugar devido a construção de uma hidrelétrica nas proximidades, o que ocasionou a inundação da até então Itá. O que restou da antiga cidade foram apenas as Torres da Igreja submersa que mantiveram-se intactas em meio às águas que invadiram o local.
Hoje, as Torres da Igreja submersa são o principal ponto turístico do município, mas além das torres, a cidade oferece 44 passeios e locais de visitação, rede hoteleira de qualidade com hotéis, pousadas, ressortes, casas de temporada, gastronomia diferenciada e lago com 521 mil metros quadrados de espelho d`água propícios a prática de atividades náuticas.
Fácil de chegar, Itá-SC está localizada no Oeste de Santa Catariana a 60 minutos do Aeroporto de Chapecó.
Mais informações Centro de Informações Turísticas:
(49) 3458 22 99 / (49) 3458 19 19
https://www.itathermas.com.br/
O transporte virou referência internacional pela sustentabilidade e, com isso, ganhou o prêmio Fritz Müller.
FOTOS – Grupo Ecoeco