Repartição da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável oferece diversos serviços, utilizando novas tecnologias digitais

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) ligado à Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi criado em 2014, começando a funcionar efetivamente ao final deste ano. Seu papel é o de criar e gerir políticas públicas no município, envolvendo os animais domésticos e silvestres. O objetivo é dar “direito urbano” aos animais, mediado pelo executivo municipal.

Cabe ao DPBEA realizar o cadastramento das populações de animais domésticos, identificá-los, criar legislações, realizar castração de animais domésticos, atender aos animais vítimas de ações humanas, elaborar softwares específicos, manter animais enfermos em instalações próprias, realizar a conservação de animais silvestres, realizar levantamentos de fauna e dos microrganismos associados, exercer atividades educativas e informativas, e dar apoio técnico a outros municípios.

O DPBEA, além dos canais de comunicação tradicionais (156, protocolo, etc), dispõe do Sistema Arquimedes I e Arquimedes II, respectivamente de cadastramento animais domésticos (se comunica com os responsáveis/proprietários através de reportes enviados por e-mails) e de cadastramento de animais silvestres.

Também possui o Portal Animal – site onde estão expostos eletronicamente os animais para doação, animais achados e perdidos, pacientes resgatados pelo SAMU Animal, além de informações sobre os animais silvestres encontrados na região. O site também é interligado com o site da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e com o site Geoambiental (especializado em mapas digitais, cruza várias informações do DPBEA e de outros departamentos desta Secretaria).

Também disponibiliza fotos de animais para doação em app criado pela Prefeitura Municipal de Campinas e também em área específica do Facebook (onde também são veiculados filmes sobre vários serviços).

Entre os serviços públicos oferecidos pelo departamento está a Castração em unidade móvel (castramóvel). Os proprietários dos animais, pré-agendados, entregam seus animais às equipes do DPBEA, e aguardam o procedimento cirúrgico.

Quando retiram seus animais recebem uma receita e os antibióticos necessários ao pós-operatório, além de um telefone 0800, para o atendimento de possíveis intercorrências. Todos os animais castrados são microchipados, vacinados (antirábica, e V8 – cinomose, hepatite, parvoivirose, leptospirose, entre outros antígenos).

Microchipagem e cadastramento de animais domésticos é outro serviço oferecido. A ação identifica eletrônica e definitivamente com um tag eletrônico (microchip) subcutâneo os cães e gatos do município de Campinas.

Os interessados em microchipar e cadastrar seus animais devem se dirigir ao Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal.

O número do microchip e as informações do proprietário, do animal e veterinárias são incluídas no sistema de cadastramento do DPBEA (ARQUIMEDES I).

Mais um serviço é o atendimento a grandes animais abandonados em vias públicas. Na ocorrência de emergência envolvendo grandes animais uma equipe vai até o local e remove o animal para o DPBEA, onde será tratado.

Quando não é possível o deslocamento, devido as condições e/ou localização do animal, um médico veterinário vai até o local para avaliar o animal. Também existe o serviço de atendimento de urgência a cães e gatos atropelados e/ou doentes em vias públicas, no qual uma UTI móvel, com médico veterinário e ajudante vai até o local e remove o animal para o DPBEA, onde será tratado, e posteriormente colocado para doação.

Para acionar este serviço, basta ligar 156 (horário comercial) ou plantão do DPBEA pelo telefone (19) 99398 4517.

O departamento ainda realiza o atendimento as denúncias de maus tratos aos animais: em conjunto com a Coordenadoria de Fiscalização da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e apoiados pelo Estatuto dos Animais (legislação proposta pelo Departamento com 104 artigos que disciplina a relação homem/animal no município) equipes compostas por fiscais e médico veterinário visitam domicílios denunciados, lojas, entre outros, verificando e ocasionalmente penalizando administrativamente casos de maus tratos aos animais.

O Programa de Ressocialização e Doação de Cães e Gatos Agressivos é mais um dos serviços prestados pelo DPBEA. O Município recupera e doa animais de grande porte com histórico de agressividade para com humanos.

O processo envolve a colocação dos animais em grandes canis individuais com solário (com passeios diários com guia), transferência posterior para áreas de convivência para posterior doação.

Ainda há também o Programa de Atenção aos Animais de Moradores de Rua, no qual, após contatos prévios e estabelecimento de relação de confiança, os animais de moradores de rua são microchipados, cadastrados, vacinados, vermifugados e castrados.

Desde sua criação, o DPBEA já castrou 35 mil cães e gatos; identificou e cadastrou (microchip) cerca de 55 mil; vacinou 15 mil; atendeu 3.300 denúncias de maus tratos; promoveu a doação de 3.150 animais; ressocializou outros 110; atendeu 52 cães de moradores de rua, sendo que 10 foram castrados e o SAMU Animal realizou 1.700 atendimentos.

Posts Similares