O selo qualifica o estabelecimento como colaborador da sustentabilidade a partir do cumprimento de diretrizes de operação ambientalmente corretas.
Por: Assessoria de Imprensa/divulgação.
O Selo Verde nasceu da necessidade e urgência do mercado de Hotelaria e Turismo em seguir preceitos legais que englobam práticas sustentáveis em todas as etapas dos processos, fazendo-se imprescindível a adequação e certificação. Conforme o estágio de adequação às diretrizes do Programa Selo Verde, o meio de hospedagem obterá a certificação para o Selo Verde ou a versão SELO VERDE Premium.
Objetivo
O Selo Verde atesta que os meio de hospedagem estão desenvolvendo suas atividades, seguindo as diretrizes do Turismo Sustentável, observando o uso racional da água, eficiência energética, tratamento e disposição final adequada de esgoto e resíduos sólidos, multiplicando conceitos de educação ambiental para colaboradores, hóspedes e comunidade do entorno.
Quem certifica
A ABIH-SP, com a curadoria técnico-jurídica da Dra. Telma Bartholomeu, por meio do Comitê de Sustentabilidade e em parceria com a ABNT, estabeleceu os requisitos de certificação do Programa Selo Verde. A ABNT é a instituição que irá concluir a Certificação do meio de Hospedagem, conforme a ABNT-NBR 15401:2014 e validar o programa Selo Verde da ABIH-SP.
O Mercado de Hotelaria e Turismo vem passando por grandes transformações nos últimos tempos. Da mesma forma que os desafios são grandes as oportunidades também. Dados da Hotelaria do Estado de São Paulo refletem a potencialidade do setor que só cresce, inova e se preocupa com boas práticas sustentáveis a cada temporada e vem se adaptando às novas tendências.
Por que ter o Selo Verde?
A certificação SELO VERDE qualifica o estabelecimento hoteleiro como um colaborador da sustentabilidade a partir do cumprimento de diretrizes de operação ambientalmente corretas. Isso dá visibilidade e autoridade perante seu consumidor: os hóspedes.
Requisitos
Para obter a Certificação Selo Verde o meio de hospedagem deve ter no seu DNA a preocupação com a sustentabilidade e o turismo responsável, cumprindo as etapas do Programa desenvolvido pela ABIH-SP, com certificação ABNT.
Benefícios
O benefício de ser qualificado como um estabelecimento pelo Programa SELO VERDE vai além do marketing e abertura de mercado. A empresa estará em evidência perante seus concorrentes. A marca será associada como referência por ser selecionada com o alto critério de qualidade e permitirá formar um novo time/geração de estabelecimentos éticos, capacitados e em sinergia com os ideais de sustentabilidade. Além da conquista de novos mercados, valorização da imagem e marca da bandeira do estabelecimento com criação de valor agregado para o negócio, o estabelecimento Certificado com o SELO VERDE poderá usufruir de benefícios financeiros diretos com corte de gastos e participação em programas de incentivos tributários do segmento da Hotelaria. A ABIH-SP promoverá a divulgação dos estabelecimentos certificados nos mais diversos meios, nacionais e internacionais, expondo suas marcas.
Idealizadores
A ABIH-SP, alinhada com o movimento da sustentabilidade e pensando em auxiliar a Hotelaria Paulista a atingir maior ganho de eficiência nas operações e conquista de novos mercados, elaborou o Programa de Certificação Selo Verde da ABIH/SP com renomados parceiros do segmento.
Especializada em Projetos de Sustentabilidade para Hotelaria e auditoria ambiental, TBS Consultoria, representada pela Dra. Telma Bartholomeu, é a empresa parceira do Programa Selo Verde e está à frente das certificações com a ABIH-SP e ABNT.
A empresa estará em evidência perante seus concorrentes. A marca será associada como referência por ser selecionada com o alto critério de qualidade.