O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SVDS), Rogério Menezes, participa nesta quarta e quinta-feira, 25 e 26 de setembro, em Cartagena (Colômbia), do encontro promovido pelo Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (Global Covenant of Mayors for Climate & Energy – GcoM).

Ele representa o prefeito Jonas Donizette no evento que irá discutir o Financiamento do Desenvolvimento Urbano Sustentável e a Ação Climática.

Rogério Menezes apresentará também o Inventário Metropolitano de Gases de Efeito Estufa, trabalho contratado pela Prefeitura de Campinas

Na apresentação sobre Campinas, Menezes irá mostrar os projetos desenvolvidos no município que se enquadram na perspectiva, entre eles, a  transição para a mobilidade elétrica, com a previsão de inserção de 404 ônibus elétricos na nova concessão do transporte urbano; a universalização do saneamento básico; a ampliação e recuperação de áreas verdes por meio do programa Campinas Bem Verde e o projeto de implantação de mais de 40 parques lineares no município, estabelecido pelo Plano Municipal do Verde, entre outros.

O secretário do Verde apresentará também o Inventário Metropolitano de Gases de Efeito Estufa, trabalho contratado pela Prefeitura de Campinas que analisou o contexto de emissões de GEE e de poluentes dos 20 municípios  constituintes da Região Metropolitana para subsidiar a elaboração de cenários, metas e mecanismos de enfrentamento às mudanças climáticas.

Pacto de prefeitos

Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia - Revista Fórum Brasil de Gestão Ambiental

O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia é a maior aliança de cidades e governos locais do mundo com o objetivo de promover e apoiar ações voluntárias para combater as alterações climáticas e avançar para um futuro resistente ao clima.

Esta coligação reúne milhares de cidades de todos os tamanhos em seis continentes e mais de 120 países, representando quase 10% da população mundial.

Por meio do GCoM, as cidades e os governos locais se comprometem voluntariamente para combater as alterações climáticas, refletindo os compromissos que os respectivos governos nacionais estabeleceram para garantir que os objetivos do Acordo de Paris sejam atingidos.

Rogerio Menezes Pacto Global Prefeitos Meio Ambiente Revista Fórum Brasil de Gestão AmbientalÉ um compromisso não só para agir de forma ousada a nível local, mas também para trabalhar conjuntamente em todo o mundo para partilhar soluções inovadoras que permitam aos prefeitos fazer mais e de forma mais rápida.

As cidades do GCoM se conectam e trocam conhecimentos e ideias, apoiadas por  interesses regionais relevantes.

Confirmaram presença no encontro prefeitos de várias partes do mundo, entre eles, de Alba (Romênia); Milão (Itália); Almada (Portugal); Málaga (Espanha); Miraflores (Peru) e Providência(Chile).

As despesas com passagens aéreas e hospedagem do secretário do Verde foram custeadas pelo Pacto dos Prefeitos e organizadores do evento.

Artigo fonte: Prefeitura de Campinas

About Author

Posts Similares