Mega projetos de mobilidade, logística e energia solar transformam a realidade de cidades

Por: Teresa Cristina Fayal

A preservação ambiental e a sustentabilidade estão cada vez mais presentes na pauta de Governos e empresas privadas, que começam a colocar em prática, em maior, ou em menor escala, mudanças nas mais diversas áreas como mobilidade, geração de energia e logística gerando grandes resultados.

Hoje é possível introduzir novas práticas de gestão e operação em quase todos os níveis e etapas para que haja o menor impacto ambiental possível para a sociedade. Diante desta realidade, a BYD é considerada hoje uma gigante global na geração de energias limpas. Posto alcançado após chegar ao patamar de líder mundial na fabricação de baterias de ferro-lítio e de veículos elétricos Plug-in (2015 a 2018) e uma das maiores fabricantes de painéis solares no mundo.

No Brasil, a história da BYD é recente, mas não menos importante. A BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, no interior de São Paulo.

Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado também no Brasil. A BYD Brasil já emprega mais de 250 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo. Engajada em promover mudanças na sociedade por um meio ambiente mais verde e sustentável, a empresa está envolvida em importantes projetos tanto na iniciativa privada, quanto na esfera pública.

A nova mobilidade

Na área de mobilidade, a BYD está presente em projetos como a introdução de ônibus 100% elétricos em Campinas, São Paulo, Santos, Bauru, Maringá, Volta Redonda e Brasília. Além disso, a eletrificação de frotas de prestação de serviços como coleta de lixo urbana e carros elétricos em patrulhamento começa a dar os primeiros passos no Brasil, com experiências bem-sucedidas, tanto no desempenho das frotas, quanto na economia dos gastos públicos.

Em 2017, a BYD Brasil inaugurou a sua primeira linha de montagem do powertrain elétrico importado da China, com componentes elétricos e mecânicos estruturais aqui do Brasil. Hoje a empresa trabalha com fornecedores e parceiros no Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, gerando empregos, inovação e novos produtos além da região metropolitana de Campinas.

“A linha de montagem da BYD Brasil tem capacidade de produção de um chassi por dia e, de acordo com a demanda, temos possibilidade de chegar a três chassis por dia, ou seja, quase mil unidades/ano”, afirma o Vice-Presidente de Vendas de Ônibus BYD Brasil, Wilson Pereira.

Mas um dos grandes desafios dos governos é como introduzir os ônibus elétricos sem onerar o custo do sistema. Um ônibus elétrico custa mais do que o dobro do que um modelo similar à combustão, mas em 10 anos de operação, o elétrico pode reduzir até 20% os custos totais de operação. São Paulo encontrou um caminho inovador.

O valor da bateria foi retirado do valor total do ônibus para ser depreciado como insumo, igual ao item “diesel”. Em São Paulo, o ônibus elétrico (sem a bateria) poderá ser depreciado igual a um ônibus diesel, sem aumento de tarifas, e a bateria poderá ser alugada pelo valor economizado do diesel (incluindo o custo da energia, em geral solar fotovoltaica pois é mais barata).

Os ônibus elétricos representam um grande instrumento na redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus elétrico em operação urbana reduz cerca de 1,8 toneladas de CO2 equivalentes, o que representa o plantio de mais de 11 árvores ao ano, além de evitar a emissão local de 118,814 kg de NOx e 1,152 kg de MP, os dois maiores vilões para a saúde pública.

Esses valores se referem a comparação aos ônibus diesel novos, Euro 5, com rodagem média de 6.000kms/mês. Imagina se compararmos com a frota real das ruas pelo Brasil, muito velha e que pode emitir várias vezes a mais do que o homologado.

Coleta urbana sustentável

A primeira cidade do Brasil a adotar caminhões de coleta urbana 100% elétricos foi a cidade de Indaiatuba, em São Paulo com aquisição de 200 caminhões, que serão entregues de forma escalonada até 2022. O Rio de Janeiro também já recebeu seu primeiro caminhão 100% elétrico de coleta, que atualmente realiza o trabalho de coleta de lixo orgânico do mercado municipal – o CADEG. Em breve a coleta da cidade contará com 12 caminhões com emissão zero de gases poluentes.

BYD Primeiro caminhão elétrico entregue no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

A aquisição dos 200 veículos fez da empresa Corpus a primeira empresa no mundo ocidental a formar uma frota dessa magnitude para a realização do serviço de coleta e processamento de lixo. A Corpus desenvolveu em parceria com a BYD um sistema de compactação silenciosa, com maior eficiência energética, com apoio de fornecedores locais. Desde 2016 a Corpus já operava com um caminhão BYD eT8, com 12 mil horas de operação, o que foi fundamental para a decisão da compra da frota.

“O eT8A é o caminhão de lixo mais silencioso e confortável do mercado. O seu desempenho foi comprovado pelo cliente e superou o dos modelos convencionais a diesel. Possui menor CTP – Custo Total de Propriedade – que os disponíveis no mercado brasileiro e proporciona benefícios diretos ao meio ambiente e para o bem-estar da população.”, afirma Carlos Roma, diretor de vendas da BYD do Brasil.

Frotas econômicas e verdes

Em um ano de operação, a Prefeitura de São José dos Campos comemora a economia de R$850 mil com combustível após a substituição da frota da Guarda Civil Municipal a gasolina e álcool pela 100% elétrica.

BYD – Frota de carros São José dos Campos. Foto: Divulgação.

Antes da implantação do novo modelo, em julho de 2018, a Administração dispendia R$ 933,6 mil com gasolina e álcool por ano. Com energia elétrica para abastecer a frota de 30 carros, foram gastos no mesmo período R$ 156,6 mil.

Com manutenção (pneus, óleo, mecânica e elétrica, entre outros itens), o custo médio por ano era de R$ 13 mil. Com a nova frota, não houve nenhuma despesa. Em um ano, não houve registro de carro parado para manutenção. Antes da frota elétrica, os veículos ficavam, em média, cerca de um mês fora de uso, a cada ano.

Com a frota totalmente elétrica, a Prefeitura deixou de emitir cerca de 400 toneladas de CO2 (dióxido de carbônico) na atmosfera durante o primeiro ano de funcionamento do novo modelo. Esta ação equivale ao plantio de 2.800 árvores.

SkyRail, um projeto inovador

Em fevereiro de 2019, a BYD Brasil assinou seu maior projeto no País, a construção do primeiro projeto de SkyRail (monotrilho), numa Parceria Público Privada (PPP) de R$ 1,5 bilhão na cidade de Salvador.

As obras que serão administradas pela concessionária Metrogreen Skyrail Bahia começam ainda este ano e vão substituir a malha ferroviária degradada do subúrbio da região metropolitana de Salvador, promovendo toda a requalificação do transporte de massa na região.

Ao todo serão construídos 22km de extensão de VLT que vão ligar a área central de Salvador até a Ilha de São João, em Simões Filho, município da Região Metropolitana, com uma extensão até o acesso Norte do metrô.

Ônibus elétrico recebe exposição do Kobra

O artista plástico, Eduardo Kobra, que ficou conhecido internacionalmente por seus murais gigantes e de cores vibrantes em diversas cidades do mundo como Nova York (EUA), Nova Jersey (EUA), Londres (Inglaterra), Carrara (Itália), decidiu comemorar seus 30 anos de carreira montando uma exposição sobre um ônibus 100% elétrico BYD.

BYD – Ônibus elétrico recebe exposição do Kobra. Foto: Divulgação.

O artista decidiu montar sua exposição comemorativa a bordo de um ônibus para que a sua arte pudesse levar cultura aos mais diversos cantos de São Paulo e permitindo que pessoas que muitas vezes não tem acesso fácil aos grande centro pudesse ter acesso a sua obra.
Além disso, Kobra escolheu um ônibus elétrico por defender uma sociedade mais sustentável e verde. O ônibus escolhido foi um dos 15, da primeira frota elétrica que vai começar a operar em breve na cidade de São Paulo.

Para receber a exposição, o ônibus foi internamente adaptado, as 26 poltronas foram retiradas para permitir a circulação do público e expor as obras, além disso, no fundo do veículo elétrico ainda foi instalado um pequeno cinema, com tela de 2 metros de largura, por 1,6 metros de altura.

No local foi transmitido um documentário sobre a trajetória do artista, que começou como grafiteiro, pelas ruas de São Paulo, quando era adolescente.

O artista plástico, Eduardo Kobra, que ficou conhecido internacionalmente por seus murais gigantes e de cores vibrantes em diversas cidades do mundo como Nova York (EUA), Nova Jersey (EUA), Londres (Inglaterra), Carrara (Itália), decidiu comemorar seus 30 anos de carreira montando uma exposição sobre um ônibus 100% elétrico BYD.

O artista decidiu montar sua exposição comemorativa a bordo de um ônibus para que a sua arte pudesse levar cultura aos mais diversos cantos de São Paulo e permitindo que pessoas que muitas vezes não tem acesso fácil aos grande centro pudesse ter acesso a sua obra.
Além disso, Kobra escolheu um ônibus elétrico por defender uma sociedade mais sustentável e verde.

O ônibus escolhido foi um dos 15, da primeira frota elétrica que vai começar a operar em breve na cidade de São Paulo. Para receber a exposição, o ônibus foi internamente adaptado, as 26 poltronas foram retiradas para permitir a circulação do público e expor as obras, além disso, no fundo do veículo elétrico ainda foi instalado um pequeno cinema, com tela de 2 metros de largura, por 1,6 metros de altura.

No local foi transmitido um documentário sobre a trajetória do artista, que começou como grafiteiro, pelas ruas de São Paulo, quando era adolescente.

Energia solar: limpa, barata e renovável

A BYD Energy acaba de atingir a marca de 1 GWp de painéis solares entregues no Brasil, o que corresponde a cerca de 1/3 da capacidade instalada no mercado brasileiro. A BYD, gigante no setor, contribuiu para que o País alcançasse a marca de 3 GWp instalados (sendo 1 GWp somente em geração distribuída), conforme projeção da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) baseado em dados na Aneel.

Projeto Gauimbé- SP –Potência instalada 180Mwp.Projeto Gauimbé- SP –Potência instalada 180Mwp. Foto: Divulgação.

Segundo a Aneel, foram 31.896 novas conexões de micro e mini geradores na rede até o final de junho de 2019, comparados aos 35.139 sistemas instalados em todo o ano de 2018. Já em potência instalada, o volume no primeiro semestre de 2019 foi de cerca de 361 Megawatts (MWp), que representa 91,85% de todas as instalações de 2018 (393 MWp), o que corrobora com a tese de crescimento do tamanho e da importância dos projetos solares fotovoltaicos na matriz elétrica do Brasil.

Abertura para o mercado de geração distribuída (GD)

Entre 2017 e 2018, a BYD fornecia seus produtos somente para grandes projetos de geração centralizada, com clientes globais como a francesa Engie, a norueguesa Scatec (agora Equinor) e a norte americana AES.

Entretanto, no final de 2018, a BYD começou a vender seus módulos fotovoltaicos pelos distribuidores do setor visando o mercado de geração distribuída, inicialmente na ALDO Solar, e mais recentemente, com outros líderes do setor, como Alsol, PHB, WEG, DEMAPE, HCC, Solbras, Handysolar, Engie, entre outras.

A BYD Energy do Brasil ressalta que a empresa, que já é referência mundial na fabricação de placas solares e sistemas de armazenamento de energia, também é referência no país.

“Após o estabelecimento da fábrica de painéis solares em Campinas, grande parte do emergente mercado de solar no Brasil tem optado pelos produtos BYD pela sua qualidade, tecnologia e capacidade de entrega. Ter alcançado quase 1/3 do mercado nacional é uma prova da nossa excelência”, completa Maluf.

A BYD está constantemente investindo em novas tecnologias. Recentemente lançou novos modelos de painéis solares, um deles 100% desenvolvido pelo time P&D do Brasil.O Painel O Painel Convencional Bifacial Mono PERC com backsheet transparente.

Com potência nominal de 365 a 385 Wp , as células recebem a iluminação pelos 2 lados do painel, podendo elevar a potência total do módulo para até 460 Wp , utiliza células de última geração com 22% de eficiência ,10 anos de garantia do produto com certificação ISO e IEC.

Outro importante lançamento é o novo sistema ESS (Energy STorage System) Outdoor sistema modularizado outdoor com modo de trabalho On-grid, com potência de carga de 120 kW / 240 kWh, possui maior densidade energética do que os sistemas convencionais, podendo atender sistemas acima de 100MWh de forma modularizada, reduzindo de forma significativa o tempo e custos de instalação do equipamento.

O ESS Outdoor da BYD é o sistema mais seguro e completo de armazenamento de energia do mercado, que conta com um eficiente sistema de gerenciamento em suas baterias de Fosfato de Ferro Lítio (LiFePO₄), além do sistema de conversão de energia AC/DC integrado e do sistema inteligente para controle de temperatura. O equipamento possui todas as certificações IEC e UL referentes as baterias e também as PCS (Power Conversion System) um revolucionário sistema de armazenamento de energia que pode ser instalado facilmente e com menor espaço físico da categoria.

LOGÍSTICA

As operações de logística de empresas públicas e privadas também passam por um momento de transformação verde nas mais diversas áreas. A BYD é reconhecida no mercado por ter desenvolvida uma gama de equipamentos de logística que garantem maior disponibilidade, redução de custos, segurança e ainda preservação ambiental. Entre eles podemos destacar a linha de empilhadeiras e a van eT3 e-delivery.

Famosas por sua bateria de ferro lítio, as empilhadeiras 100% elétricas BYD garantem autonomia para três turnos sem troca de bateria, com recargas parciais (sem efeito memória) e efetivam a recarga total em até três horas, contra oito horas da tradicional de chumbo-ácido.

“Somos a vanguarda da tecnologia em baterias de fosfato de ferro lítio, somos líderes mundiais. E por termos o sistema completo, conseguimos deixar nossas empilhadeiras no topo quando se trata de produtividade. Permitimos agilidade, corte no custo de manutenção, com sala de bateria e com um funcionário destacado apenas para essa função de recarga e troca; evitamos riscos de acidente e ainda reduzimos o custo de energia em 30% com maior eficiência energética. Em comparação com a GLP, esta economia ultrapassa 70%.”, afirma o Diretor de Vendas América do Sul da BYD, Henrique Antunes.

Van BYD eT3 e-delivery

A Van BYD eT3 e-delivery tem sido uma opção verde, responsável e economicamente viável.

Versátil, a van tem sido utilizada nos serviços de entregas urbanas, food service, atacado, entregas refrigeradas, resíduos de serviços de saúde e monitoramento de rodovias. “O mercado está buscando soluções sustentáveis, mas que sejam ao mesmo tempo viáveis economicamente. Não basta ser verde se não gerar ganhos financeiros para a operação. Com essa van conseguimos entregar um desempenho ainda melhor que as opções ‘tradicionais’ à combustão. Em todos os quesitos a van eT3 e-delivery tem sido insuperável. O retorno das empresas é excelente”, conta Carlos Roma, Diretor de Vendas da BYD do Brasil.

Além de ter a maior eficiência energética do mercado, de 300 km de autonomia, a Van BYD eT3 e-delivery, também possui a vantagem de realizar recarga rápida de 20% a 80% da bateria do veículo em apenas 30 minutos, o que garante até 180 km a mais de autonomia.

Um pouco mais sobre a BYD

A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Superando 240 mil funcionários distribuídos em 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes).

A BYD é ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. Em 2019, a empresa alcançou a terceira posição entre as companhias que estão mudando o mundo para melhor, “Change The World”, da Revista Fortune, e, em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco System da ONU, entre outros prêmios internacionais.

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