Por: ITAS – Instituto Técnico Água Segura

O Rio Madeira teve recorde de seca dos últimos 60 anos, O Tapajós segue baixando, com o ápice da estiagem esperado para novembro. Secas e cheias fazem parte do ciclo anual amazônico. O problema é o novo normal de extremos climáticos. Será que a Amazônia aguenta uma seca recorde atrás de outra? Triste ver sofrer os que menos contribuíram para isso: “A gente vê uma população que habita a maior bacia de água do doce do mundo viver estresse hídrico. A gente tenta ajudar, mas a sensação é de enxugar gelo. É preciso uma atenção prioritária com medidas emergenciais dos governos para escalar essas soluções e tecnologias para um número muito maior de famílias.” #ÁguaÉvida #AdaptacaoClimatica.

Essas pessoas precisam de água e alimentos, direitos humanos básicos, mas que estão demorando para chegar até elas.

O ITAS quer a universalização do Saneamento para assegurar água potável de qualidade. Mas, enquanto isso não acontece, essas pessoas não podem tomar a água do Rio da maneira que está, diretamente da fonte. Por isso, apoiamos o Projeto Saúde e Alegria que está lá na região sentindo a dor das vítimas. Heróis que estão totalmente envolvidos na causa, doando tempo e levando filtros para ajudar na remoção dos sólidos e principais patógenos da água. E isso é muito bom para a região, pois ajudará na diminuição do risco. Porém é importante reforçar essa ação não tira das autoridades a obrigação do saneamento, monitoramento dos contaminantes da região e punição dos culpados pelas queimadas e contaminação dos solos e águas. Pois, mesmo sendo micromembranas, elas não são capazes de remover as toxinas e metais pesados que possam conter nos mananciais.

Ajudem doando para o Projeto Saúde e Alegria:
https://www.doebem.org.br/organizacao_recomendada?org=saude_alegria
Compartilhe, interaja e nos ajude a cobrar ajuda das autoridades.

••• ALÔ AUTORIDADES, soluções existem, falta escalar. Como sociedade civil, não podemos resolver, mas podemos somar. É preciso uma mobilização geral (govs, empresas, sociedade, ongs, orgs, movs sociais, formadores de opinião) no apoio aos que tem sede.
•••

Nós somos o mundo, então vamos nos unir a arrecadar fundos para mandar água e alimentos para a região mais atingida pela seca, e cobrar ações urgentes das autoridades na proteção do meio ambiente na região.

Campanha Solidária às Vítimas da Seca na região Amazônica: #queroaguasegura, #queroarvoresvivas, #querovida

Posts Similares