Por: Nicolas López, Proyectista de energía solar fotovoltaica.

“Menos de uma hora de sol interceptada pela Terra é energia suficiente para atender à demanda total de energia do mundo por um ano inteiro”

O sol se originou aproximadamente 4.650 milhões de anos atrás e tem combustível por 7,5 bilhões de anos a mais. A temperatura em seu núcleo é de aproximadamente 15.700.000 K e em sua superfície 5.800 K. Devido à densidade muito alta, a energia produzida no núcleo pode levar em média 80.000 anos para atingir sua superfície.

A energia solar origina-se através de reações nucleares no sol e se propaga no espaço como ondas eletromagnéticas (radiação solar). Demora aproximadamente 8 minutos e 19 segundos para a luz solar viajar 149,6 milhões de quilômetros, que é a distância aproximada que separa o sol da Terra. Essa radiação é emitida no espaço a uma taxa de 3,85x1014TW e a potência média interceptada pela Terra é de aproximadamente 174.000 GW, equivalente a 11.600 vezes a taxa atual de consumo de energia global.

Atualmente, da radiação que atinge a Terra, menos da metade pode ser convertida em energia a partir de painéis solares.

Os painéis solares mais utilizados são formados por células de silício, que absorvem os fótons liberados pelo sol e os transformam em elétrons. À primeira vista, podemos identificá-los por sua cor azul muito escura. Os painéis mais comuns têm uma eficiência entre 15% e 18%, dependendo do material, e sua vida útil é de aproximadamente 25 anos.

Graças aos avanços tecnológicos, a eficiência está aumentando e, por esse motivo, podemos encontrar no mercado atual painéis solares com desempenho superior.

O sol é uma fonte inesgotável de energia renovável, disponível para todos. É necessário incentivar o uso dessa tecnologia, a fim de gerar um impacto positivo na saúde do planeta e na prosperidade dos seres vivos que o habitam. Essa transformação depende de nós e é nessas pequenas mudanças que podemos fazer a diferença.

Painel solar é apenas uma das muitas tecnologias que podemos instalar em nossa casa para utilizar diretamente a energia solar e nossa missão é aproximá-lo dessas tecnologias. Vamos adicionar nosso grão de areia ao mundo!!!

Os painéis solares mais utilizados são formados por células de silício, que absorvem os fótons liberados pelo sol e os transformam em elétrons. À primeira vista, podemos identificá-los por sua cor azul muito escura.

About Author

Posts Similares