FBGA, Stem Cell e os planos para o futuro deste importante evento

0
90
William Freitas organizador do FBGA - Revista Fórum Brasil de Gestão Ambiental

O FBGA – Fórum Brasil de Gestão Ambiental, nasceu em 2017 com o conceito de disseminar conhecimento sobre o setor ambiental, aproximando os mais diversos potenciais interessados no assunto.

Por:
Fotos: FBGA

Não foi um trabalho simples de se arquitetar, porém ao iniciar os nossos trabalhos conseguimos atrair os olhares das instituições governamentais, empresas dos mais diversos portes, o setor acadêmico e o terceiro setor.

Todos com objetivo comum, o de estreitar, alavancar e potencializar fatores em beneficio a .

Com isso, fomos capazes de ampliar o modelo do fórum para além de painéis de debates, nós incentivamos o acontecimento dos três pilares da sustentabilidade e tornamos realidade o que no começo era um sonho.

William Freitas, Roberto Rossant, Rogério Menezes e Rogério Andrade durante o II FBGA - 2019.
William Freitas, Roberto Rossant, Rogério Menezes e Rogério Andrade durante o – 2019.

Os três pilares da sustentabilidade

Ambiental

Com a interação entre os organismos de governo, setor privado e a academia, conseguimos gerar velocidade no processo da realização de parcerias e incentivo entre os setores para que pudessem mais do que se comunicarem, promoverem ações conjuntas e se unirem em benefício a geração sustentável em suas operações.

Econômico

Com a participação e exposição de produtos e serviços ligados ao setor ambiental, as empresas tiveram a oportunidade de movimentar a visibilidade, destacando o seu valor e se posicionando no mercado ambiental, com isso novas oportunidades na movimentação da economia surgiu.

Social

O evento FBGA – Fórum Brasil de Gestão Ambiental em parceria com instituições preocupadas com o meio ambiente conseguiu em suas duas edições compartilhar conteúdo de alta relevância, inteiramente gratuito para o público, o que possibilitou que milhares de pessoas ampliassem o seu conhecimento sobre a sustentabilidade.

Além disso promovemos ações de consciência para a proteção ambiental com projetos educacionais e em nossas duas edições realizamos o Programa de Voluntários do FBGA, o qual além de certificar os participantes por suas competências atribuídas, gerou a oportunidade para que outras pessoas pudessem participar e interagir durante toda a execução do evento.

Com toda essa movimentação, ultrapassamos a barreira nacional e com a ajuda de outros parceiros interessados em assuntos sobre a sustentabilidade, o FBGA – Fórum Brasil de Gestão Ambiental começou a ter visibilidade global através dos nossos parceiros e mais de 20 representantes de 20 países hoje nos apoiam a crescer cada vez mais.

Entendo que o maior beneficio gerado pelo projeto, é de fato a entregar conteúdo para que pessoas das mais diversas origens possam se aproximar, entender e gerar valor de vida percebendo que meio ambiente é responsabilidade social.

E quando movimentos como esse acontecem, independente de opinião partidária, crença, etnia ou classe social, transformamos o mundo em um lugar melhor para viver.

 

Venho do mercado privado através da Participações, empresa na qual sou sócio e Diretor de Operações, que detém os direitos da marca FBGA – Fórum Brasil de Gestão Ambiental, e estar presente neste setor pra mim é uma oportunidade ímpar e de grande relevância em ter a oportunidade de promover em conjunto com meus sócios e parceiros, este projeto que agrega valor e gera oportunidades mutuas em beneficio a sociedade.

Desafios

Mesmo enfrentando os desafios naturais de promover algo para um publico de mais de 10 mil pessoas, mais de 60 empresas ligadas ao projeto sem contar na conexão entre instituições nacionais e internacionais, encaro isso como uma meta plausível e atingível.

Não é simples fazer o que estamos fazendo, transitar entre críticas e aplausos é a premissa básica de qualquer objetivo meramente exponencial.

Porém as habilidades, competências e dedicação não só da equipe de organização e execução, mas também de todas as pessoas ligadas diretamente e indiretamente, tornam a projeção desse feito possível de crescer ainda mais.

A equipe de atendimento e suporte do II FBGA. Animação, cortesia e competência.
A equipe de atendimento e suporte do II FBGA. Animação, cortesia e competência.

O FBGA e a StemCell

StemCell Participações. Organizadora do FBGA. Revista Fórum Brasil de Gestão Ambiental.

Em nome da StemCell, empresa organizadora do evento, posso afirmar que além de ampliarmos o nosso conhecimento no setor, realizar este evento está diretamente alinhado com o nosso propósito de vida, que é ser parte do todo que promove benefício a partir de conceitos verdadeiros e de preocupação social.

Costumo dizer que em 2017, nós colocamos um pé no mercado ambiental embora meu sócio Rogério Andrade já esteja no setor, e em 2019 colocamos o segundo pé criando estabilidade e ‘’fincando a bandeira’’, a ponto de posicionar o FBGA como a principal plataforma do mercado ambiental. Isso pra mim é de grande relevância e sem dúvidas um marco na história das grandes realizações que a StemCell Participações vem promovendo.

Como Diretor de Operações, estar conectado, promover e liderar em conjunto aos meus sócios e parceiros, posso dizer que a sensação que tenho esta ligada diretamente a realização pessoal e profissional. Gerar relevância em mais uma das ações que promovemos e ter a possibilidade de fazer isso junto a outras pessoas sérias, me traz a sensação real de estar promovendo algo que verdadeiramente faça sentido.

Objetivo Realizado

Sem dúvidas sim, em 2017 no I FBGA, uma ideia com o tempo de execução e entrega muito próximos, fomos capazes de fazer algo o qual por muitas outras pessoas parecia ‘’insano’’, foram mais de 50 expositores, mais de 8.400 participantes, eventos simultâneos em 8 salas com capacidade entre 150 e 600 pessoas e mais de 10 paises representados.

E em 2019 no II FBGA estes números se multiplicaram (acompanhe o nosso relatório na página xx da Revista FBGA) e nossa projeção para o III FBGA que acontece em 2021 se torna ainda mais ‘’ousado’’ e possível de ser realizado.

Planos para o futuro

III Fórum Brasil de Gestão Ambiental 2021

Olhando para o futuro, estamos construindo os nossos canais de comunicação para expandir a projeção do FBGA, com a Revista FBGA que terá sua recorrência de edições temáticas bimestrais e o nosso portal online de conhecimentos sobre sustentabilidade (www.revistafbga.com.br), entendemos que nos tornaremos em breve uma referencia nos canais de buscas sobre assuntos do setor.

Outro fator importante é que assim como os nossos parceiros, mais pessoas se aproximem e nos ajude de alguma forma, disseminar a informação, o feedback, as sugestões e o debate podem contribuir e muito para o crescimento perene e plausível do projeto como uma mão de via dupla, afim de beneficiar a sociedade.

Para finalizar a minha matéria, faço um convite ESPECIAL para você caro leitor, que conecte-se a nossa plataforma, assine gratuitamente o nosso portal online e a nossa revista eletrônica para que esteja sempre atualizado(a) com o setor ambiental, tendo a liberdade de contribuir sempre que se sentir pré disposto a agregar valor social.

E aproveitando que estamos on-line, lembro a você que faltam apenas

517Dias 01Horas 28Minutos 15Segundos

para o III FBGA 2021!

 

Deixe uma resposta